Topo

Coluna do PVC

Brasil sofre mas vence linha de cinco da Rússia

PVC

23/03/2018 15h52

Uma das grandes preocupações de Tite hoje é conseguir quebrar o sistema com cinco jogadores em linha na defesa, que o Brasil enfrentará na Copa do Mundo. Contra a Rússia, conseguiu.

Mas sofreu.

O Brasil teve 71% de posse de bola no primeiro tempo, paciência para trocar passes e inverter o lado da jogada, mas esbarrou no sistema do técnico adversário, Stanislav Cherchesov,

A falta de paciência em alguns momentos produziu três contra-ataques e duas finalizações com perigo dos russos na segunda etapa.

Mudou no início do segundo tempo, com um contra-ataque bem puxado por Douglas Costa, que inverteu o lado da jogada para Willian. Na finalização, Akinfeev rebateu e Coutinho quase marcou.

Logo depois, Willian cruzou e Miranda marcou com o pé esquerdo.

A partir daí, quebrou o sistema defensivo russo. Paulinho invadiu a área e sofreu pênalti, convertido por Coutinho.

Depois, Paulinho aproveitou o cruzamento e marcou o terceiro.

Paulinho é, agora, o artilheiro da era Tite, com sete gols, empatado com Gabriel Jesus.

Na Copa do Mundo, o Brasil enfrentará Sérvia e Costa Rica que podem jogar num 3-4-3 que se transforma em 5-4-1, como o sistema russo. Fazer três gols em Moscou ajuda a ganhar confiança para enfrentar esse tipo de sistema.

Agora, o grande teste: Alemanha, terça-feira.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.