Blog do PVC

O descobrimento do Brasil

PVC

Marco Aurélio Cunha, coordenador de futebol feminino da CBF, escreveu no twitter no domingo que 22 de abril é o dia do Descobrimento do Brasil. Completou que poderíamos descobrir o Brasil do futebol das meninas. O Brasil venceu a Colômbia por 3 x 0 e conquistou a Copa América. Classificou-se para a Olimpíada e para a Copa do Mundo.

A classificação para o Mundial também veio nas seleções sub-17 e sub-20, campeãs sul-americanas.

Há sete meses, a seleção vivia uma crise pela demissão da técnica Emily Lima. Cristiane e Formiga voltaram ao time e desde o retorno de Oswaldo Alvarez, o Brasil disputou 13 partidas, ganhou 12 e empatou com a China.

Não significa que Vadão seja melhor do que Emily. É justo pensar em ter uma mulher como técnica da seleção feminina de futebol do Brasil. Também é justo pensar o mesmo sobre a seleção de basquete e de vôlei. Qual foi a técnica mulher da seleção de vôlei feminino? No basquete, Maria Helena Cardoso, vinte anos atrás.

O futebol é um ambiente machista e precisa deixar de ser. Minha filha nasceu em 2003 e no ano seguinte já ia à escolinha de futebol, não para jogar, mas para ver o irmão jogando. Como qualquer pai brasileiro, não entreguei uma bola de futebol à minha filha quando nasceu. Mas joguei futebol com ela, diferente da maioria. Descobri que era canhota e tinha uma bomba de pé esquerdo por jogar com ela. Mesmo assim, nunca a levei a uma escolinha. Ela foi jogar na escola, porque gostava.

Mas o preconceito que atravanca o desenvolvimento do futebol feminino é nosso. Da sociedade. É ele que tem de acabar.

Por isso é bom entender que a seleção brasileira adulta, a sub-20 e a sub-17, todas elas, conquistaram o título sul-americano e classificaram-se para o próximo Mundial.