Topo

Coluna do PVC

Nesta semana foi o Vasco...

PVC

05/05/2018 00h33

O futebol dá umas voltas estranhas e a violência do Brasil segue sua trilha.

Veja que aqui não se fala sobre violência no Rio, nem de torcidas.

O Brasil não é mais um país pacífico, um país sem guerras.

A da semana passada foi no aeroporto do Galeão. Três vezes, uma facção da torcida do Flamengo foi ao terminal aeroviário para protestar contra os resultados, xingar o presidente, agredir o camisa 10.

Nesta sexta, um dia depois do fechamento da Linha Amarela por causa dos tiroteios, uma facção uniformizada invadiu o campo de São Januário, onde treinava a equipe. Todo mundo já sabe que houve até tiro de segurança armado contratado pelo clube.

A crise do Vasco é mais antiga e estrutural. Enquanto o Flamengo paga dívidas, o Vasco se enforca mais.

O Flamengo tem a melhor receita do futebol brasileiro em 2018, segundo relatório da Sports Value, do consultor Amir Somoggi.

O Vasco é o 12. colocado nesse ranking. Atrás de Botafogo e Fluminense, de Atlético e Cruzeiro, Grêmio e Internacional, atrás de quem está em mercados menos atraentes para patrocinadores do que o Rio de Janeiro.

O Flamengo tem a melhor relação dívida/receita, abaixo apenas da Chapecoense. O Vasco é o 18. neste ranking. Tem o quinto maior endividamento do futebol brasileiro.

O Vasco foi rebaixado três vezes nos últimos dez anos.

Mas não. Não se diga que isto explica ou justifica, nem conjugue qualquer outro verbo para definir a invasão a São Januário, assim como não se deve fazer sobre o Galeão.

Nestas insanidades, já tem gente correndo risco de vida.

E o Vasco ainda tem a ruptura política em blocos que se juntam e se separam de acordo com suas conveniências. Roberto Monteiro apoiou Alexandre Campello no plágio de eleição à presidência e agora rompeu com o presidente empossado. Enquanto não se pensar no Vasco vai ser difícil acabarem as derrotas.

A violência parar depende de bom senso. No Brasil, custa mais caro do que o estádio de São Januário.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.