Topo

Coluna do PVC

Alemanha vai à Copa com base olímpica e da Copa das Confederações

PVC

15/05/2018 15h10

Joachim Löw abriu mão de catorze campeões mundiais, entre os aposentados, como Phillip Lahm, os que se retiraram da seleção, como Schweinsteiger, e os que caíram de produção, como Podolski, Gotze e Schurrle. Serão nove os campeões mundiais na Copa do Mundo da Rússia, à parte ainda se saber que Low terá de descartar quatro nomes. Mas estão no grupo convocado os vencedores do Maracanã: Neuer, Boatengt, Hummels, Ginter, Draxler, Ozil, Khedira, Kroos e Thomas Muller.

Há um ano, a crítica do mundo todo dizia que a Alemanha jogava a Copa das Confederações com time B. Este blog alertou que se tratava de um exagero.

Pois Joachim Löw convocou treze campeões da Copa das Confederações: Leno, Trapp, Ter Stegen, Rudiger, Hector, Kimmich, Plattenhardt, Sule, Brandt, Draxler, Sané, Goretzka e Timo Werner.

Tanmbém se repetiu exaustivamente que o Brasil ganhou a final olímpica contra um time despretensioso dos alemães. Pois cinco vice-campeões olímpicos estarão na Copa do Mundo, mais do que o Brasil. Da Alemanha, medalha de prata, vão Brandt, Ginter, Sule, Goretzka e Petersen. Do Brasil, Marquinhos, Renato Augusto, Gabriel Jesus e Neymar.

A comparação serve para mostrar como a Alemanha seguiu um planejamento rígido para fazer a renovação de sua seleção, sem atropelos, sem quebras de gerações. E sem que muita gente notasse o que estava acontecendo.

A Alemanha é uma das candidatas ao título mundial, na Rússia. Brasil, Espanha e Argentina também são.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.