Topo

Coluna do PVC

Times brasileiros lideram todos os fundamentos da Libertadores

PVC

18/05/2018 11h59

A vitória do Corinthians por 7 x 2 sobre o Deportivo Lara não levou o time de Fábio Carille à primeira colocação entre os melhores ataques da Libertadores. Mas o faz empatar com o Racing na quarta posição. Os três ataques mais positivos depois do início da fase de grupos são os do Palmeiras (14 gols), Cruzeiro (13) e Grêmio (12).

A defesa menos vazada é a do Grêmio, com dois gols sofridos. O Palmeiras vem em segundo lugar, com três, empatado com Santa Fé, Nacional de Montevidéu, Atlético Nacional, River Plate e Estudiantes.

O time de maior número de desarmes é o Flamengo. Contraste com a equipe dos meses recentes, acusada de não ter raça. O Flamengo desarma em média 23,8 vezes por partida.

O artilheiro da Libertadores é o colombiano Morelo, do Santa Fé, mas depois do início da fase de grupos é Borja, do Palmeiras, quem mais faz gols (6). No mesmo critério, o líder de assistências é Egídio, do Cruzeiro, com seis passes.

O time de maior número de pontos é o Palmeiras, que terminará com esta marca.

O desafio agora não é ter os melhores números da fase de grupos. Estes são dos times brasileiros. A questão é manter este rendimento quando os mata-matas chegarem. Este tem sido o problema dos times brasileiros, que só venceram uma das últimas quatro edições do torneio.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.