Topo

Coluna do PVC

Flamengo empata e Atlético lidera Brasileiro após três anos

PVC

19/05/2018 22h02

A vitória do Atlético por 1 x 0 sobre o Cruzeiro e o empate do Flamengo com o Vasco por 1 x 1, no Maracanã, levam o Galo à liderança do Brasileirão, o que não acontecia desde 2015, quando ocupou a primeira colocação entre a 11a e a 17a rodadas. O Atlético jogou melhor contra o Cruzeiro, teve Ricardo Oliveira e Roger Guedes participando muito bem. O gol marcado por Guedes, em tabela com Ricardo Oliveira, levou-o também à artilharia isolada do Brasileirão. O Atlético não era líder do Brasileirão desde o empate com o Goiás por 0 x 0 no dia 9 de agosto de 2015, 17a rodada do torneio mais tarde vencido pelo Corinthians.

O Cruzeiro teve bem expulso o volante Mancuello e escalou uma equipe reserva, para preservar os titulares para o jogo contra o Racing, na terça-feira. Assim, o Atlético diminui a pressão sofrida pelas eliminações nos dois torneios mata-mata, a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana.

O jogo do Maracanã começou excelente, mas caiu no marasmo no segundo tempo. O Vasco iniciou melhor a partida, com Thaigo Galhardo e Wágner construindo suas principais jogadas, mas levou gol de Vinicius Júnior em falha de Martin Silva. O goleiro do Vasco rebateu para a frente um chute de longe de Éverton Ribeiro.

O Flamengo sentiu as atuações apagadas de Cuellar e Lucas Paquetá. O Vasco aproveitou muito as cobranças de escanteio, ora de Wágner, ora de Yago Pikachu. Numa delas, Andrés Rios desviou de cabeça no primeiro pau e Wágner marcou.

Depois disso, os dois times se acomodaram com o empate.

O Flamengo segue sendo o time de melhor ataque do Brasileirão, mas perde a chance de ser o primeiro colocado por quatro rodadas consecutivas, o que não acontece há dez anos.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.