Topo

Coluna do PVC

Parreira diz que pensou em tirar seleção de Weggis, em 2006

PVC

30/05/2018 13h42

Carlos Alberto Parreira não gosta de usar o termo "bagunça', para determinar o que foi a preparação da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. "Bagunça é muito forte." Ao mesmo tempo, admite que aquele período treinos na Suíça, em Weggis, perto de Zurique, foi mal aproveitado. Segundo ele, houve um erro na escolha do lugar que só foi percebido quando a seleção chegou ao lugarejo, doze anos atrás.

"Nós fomos enganados, de certa maneira. Porque quando chegamos, percebemos que não íamos ter privacidade e que as condições eram muito diferentes do que tínhamos pensado. O Américo Faria e eu chegamos a pensar em tirar a seleção de lá, mas eu disse ao Américo: Não dá! Temos um contrato assinado."

Até hoje, as arquibancadas lotadas do campo de treino na Suíça, como churrasco do lado de fora, música alta e invasões de campo por torcedores e torcedoras faz parte do cardápio da derrota na segunda Copa da Alemanha. A seleção chegou à Suíça no dia 22 de maio e deixou a cidade próxima a Zurique no dia 3 de junho. A derrota para a França aconteceu 28 dias mais tarde, em 1 de julho, em Frankfurt.

Dava tempo para corrigir os treinamentos, em teoria. Mas Weggis está na história como erro fatal. Parreira não concorda totalmente com isso: "Não foi bom, a preparação não aconteceu da maneira como pensávamos, mas não foi por isso que o Brasil perdeu a Copa."

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.