Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

A bomba Lopetegui

PVC

2012-06-20T18:13:32

12/06/2018 13h32

Impossível dizer com certeza como caírá na seleção da Espanha a notícia de que Julen Lopetegui será técnico do Real Madrid logo depois da Copa do Mundo.

Pode criar uma relação de estranheza com o técnico, que dirigiu La Roja por vinte jogos, não perdeu nenhum e fez seu time fazer gol em todos. Mas pode fazer com que todos sonhem jogar pelo Real Madrid.

Rodrigo, por exemplo, atacante que cresceu no Real Madrid Castila e foi dirigido por Lopetegui na campanha do Europeu sub-21 de 2013, pode ter mercado no Santiago Bernabéu, com Lopetegui como treinador.

Mas nunca é bom que se discuta o futuro quando se está na Copa do Mundo. O assunto aqui é o Mundial e deve ser assim até que ele acabe, em cada uma das seleções.

A seleção da Espanha já é mais madrilenha do que barcelonista, com Lopetegui. Entenda que a base não é madridista, mas madrilenha. São seis jogadores do Real Madrid e três do Atlético de Madrid no grupo de 23 que disputará a Copa do Mundo. Em 2010, eram sete barcelonistas e cinco madridistas.

Já é diferente, embora Lopetegui seja mais posse de bola e pressão, mais estilo Guardiola do que Zidane. Com ele, a Espanha foi campeã europeia sub-21 em 2013, sempre com toque de bola e marcação forte no ataque. Mas fracassou quando trocou a Espanha pelo Futebol Clube do Porto. Não foi bem.

O Porto não estava em bom momento e isto dificultou muito.

Lopetegui é bom técnico. Pode se dar bem no Real Madrid. A questão é que antes precisa tentar ser campeão do mundo. Pode. Em 1994, Parreira anunciou que seu destino seria o Valencia durante a campanha dos Estados Unidos.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC