Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

Flamengo empata no Allianz Parque, mas foi melhor na maior parte do jogo

PVC

2013-06-20T18:23:58

13/06/2018 23h58

O Flamengo foi melhor do que o Palmeiras na maior parte do jogo.

Mais trocas de passes, mais posse de bola e mais finalizações certas.

O Flamengo tem consciência tática, hoje, e a mudança para o início do ano foi rápida. Maurício Barbiéri acompanhava os treinos de Carpegiani e sabia o que andava errado. Os jogadores gostam de seu trabalho, no dia a dia.

O Palmeiras é melhor quando consegue recuperar a bola no ataque. É o time do desarme na frente, não da troca de passes. Desperdiça a bola mais do que deveria. Quando tinha nove desarmes no jogo, cinco no campo de ataque, dominava o jogo. Quando houve a mudança, quando se percebia o Flamengo mais forte, olhar a estatística ajudava a entender uma parte do problema. O Palmeiras passou a recuperar menos da metade das jogadas no campo de ataque, a maior parte dos desarmes no campo de defesa.

Era a febre. O sintoma, não a doença. A falha é não conseguir trocar passes a ponto de envolver o adversário e empurrá-lo para a defesa.

O Flamengo é líder do Brasileirão, quatro pontos acima do segundo colocado e oito à frente do Palmeiras, rival provável no retorno da Copa do Mundo. Vai ser outro campeonato, com as saídas de jogadores, como Felipe Vizeu e Vinicius Júnior. Mas a força do Flamengo agora é coletiva. O Palmeiras vai ter de se fortalecer para tirar os oito pontos de distância.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC