Topo

Coluna do PVC

Sete jogadores da seleção tropeçaram na estreia e foram campeões

PVC

18/06/2018 13h19

Neymar, Gabriel Jesus, Renato Augusto e Marquinhos faziam parte da seleção olímpica, que estreou com empate contra a África do Sul e terminou com a medalha de ouro. No segundo jogo, também empataram com o Iraque. Os dois jogos terminaram 0 x 0.

Danilo, Phillippe Coutinho e Casemiro foram campeões mundiais sub-20 em 2011. Na estreia, empataram como Egito por 1 x 1. Terminaram campeões mundiais enfrentando Portugal na decisão e ganhando por 3 x 2.

Fernandinho fez o gol do título mundial sub-20 em 2003, na finalíssima contra a Espanha. O time tinha também Daniel Alves. Na primeira fase, o primeiro jogo foi contra o Canadá e vitória por 2 x 0. Mas houve empate contra a República Tcheca e derrota para a Austrália nas partidas seguintes. Foi um escândalo.

Obviamente, não foi bom o resultado contra a Suíça. Nunca o Brasil ganhou a Copa do Mundo empatando na estreia. Ganhou empatando na primeira fase em 1958, 1962 e 1994. Na Copa da Suécia, em 1958, o Brasil foi protagonista do primeiro 0 x 0 da história das Copas, contra a Inglaterra.

Para mudar um tropeço na estreia, é preciso entender o que houve de errado.

Seja a mudança de postura, a marcação mais atrasada depois de fazer 1 x 0, seja o entendimento do que é o jogo hoje. No Brasil, há uma dificuldade enorme para entender o equilíbrio do futebol mundial hoje. A Suíça só perdeu um jogo nos últimos dois anos, em Lisboa, para Portugal. Também não será simples jogar contra a Sérvia. Dos doze primeiros jogos da Copa, houve apenas duas vantagens de dois gols: Rússia 5 x 0 Arábia Saudita, Croácia 2 x 0 Nigéria.

Não é só o Brasil. A Copa do Mundo terá o equilíbrio que só se via nos mundiais de divisões de base nos últimos anos. Aqueles em que foram campeões o México, em 2005, e a Suíça, em 2009, no sub-17, como foram Gana e Sérvia, no sub-20.

Lembre-se de que a Suíça foi campeã mundial sub-17 em 2009 eliminando o Brasil de Alisson, Casemiro, Neymar e Coutinho. E que a Sérvia venceu o Mundial Sub-20 em 2015 ganhando do Brasil na final.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.