Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

Tite disse em dezembro que bola parada podia eliminar Brasil

PVC

07/07/2018 10h01

Em dezembro de 2017, em entrevista ao FOX Sports, Tite alertou para um detalhe que separava o Brasil do sexto título mundial.

"Se tu perceberes, o Brasil sofreu o primeiro gol de bola parada, nas três eliminações mais recentes de Copa do Mundo."

Tite citou o gol de Henry, em Brasil 0 x 1 França, 2006, o gol de Sneijder, em Holanda 2 x 1 Brasil, 2010, e o primeiro gol da Alemanha nos 7 x 1 do Mineirão.

Na ocasião, Tite foi lembrado por este colunista que, àquela altura, o Brasil tinha sofrido cinco gols sob seu comando e quatro de bolas paradas. Três de escanteios e um de pênalti. Outro de bola cruzada pelo alto para a grande área, marcado por Radamel Falcão Garcia em Colômbia 1 x 1 Brasil.

A questão se seguiu. O Brasil sofreu oito gols em 26 jogos sob o comando de Tite. Poucos gols sofridos. Sete de bola parada, sendo um de pênalti e o oitavo no contra-ataque que permitiu a De Bruyne o segundo gol da Bélgica.

Roberto Martinez chamou sua alteração tática de ousada. Foi decisiva. De Bruyne como falso nove destruiu o jogo, junto com Lukaku pela direita e Hazard pela esquerda.

Mas o Brasil levou o gol do início da derrota, pela quarta Copa seguida, de bola cruzada na área. E se saltar 2002, Copa vencida, em 1998 a derrota para a França começou do mesmo jeito.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC