Topo

Coluna do PVC

Quando meia Croácia foi campeã do mundo

PVC

12/07/2018 13h21

Prosinecki cobrou falta com absoluta perfeição no último minuto do jogo contra o Brasil, no estádio Nacional, de Santiago, no Chile. A bola no ângulo surpreendeu o jovem goleiro Ronaldo Soares Giovanelli, mais tarde ídolo do Corinthians. Também espantou 60 mil torcedores presentes à partida, válida pelas quartas-de-final da Copa do Mundo sub-20, em 1987. A Iugoslávia eliminou o Brasil com vitória por 2 x 1.

Quatro dias depois, venceu a Alemanha nos pênaltis, também em Santiago. Os alemães tinham Andreas Moller, campeão mundial três anos depois, na Itália.

A Iugoslávia jogava com o zagueiro Stimac, o volante Pavlicic, os meias Boban e Prosinecki, o lateral-esquerdo Jarni e o atacante Davor Suker. Todos croatas. Completavam a equipe o goleiro Lekovic e o zagueiro Jankovic (sérvios), o lateral Brnovic e o atacante Predrag Mijatovic, glória do Real Madrid (montenegrinos) e o meia Pavlovic (bósnio).

O técnico Mirko Jozic, nascido na Croácia, mudou-se para o Chile e conduziu o Colo Colo ao título da Libertadores de 1991.

Metade da equipe mais brilhante do futebol iugoslavo nasceu em território da Croácia. Três anos mais tarde, essa equipe ajudou a formar a Iugoslávia que chegou às quartas-de-final da Copa do Mundo, eliminada apenas nos pênaltis, pela Argentina de Diego Maradona.

No ano seguinte, o Estrela Vermelha de Belgrado ganhou a Copa dos Campeões da Europa, com uma base misturada, de montenegrinos, croatas, macedônios e até um romeno.

Stojanovic (Kosovo), Sabanadzonic (Montenegro), Najdoski (Macedônia), Belodedic (Romênia) e Marovic (Montenegro); Jugovic (Servia), Mihajlovic (Nascido na Croácia, sérvio por opção), Prosinecki (Croácia), Savicevic (Montenegro); Pancev (Macedônia) e Binic (Sérvia).

O espetacular livro "Behind the Courtains" (Atrás das Cortinas), escrito pelo jornalista inglês Jonathan Wilson sobre o futebol no leste europeu trata desse time e traz uma frase do goleiro Stojanovic que explica como a guerra acabou com a perspectiva: "O problema é que nunca vamos saber onde poderíamos ter chegado."

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.