Topo

Coluna do PVC

Premier League começa com City favorito e Liverpool candidato ao título

PVC

10/08/2018 13h04

O trabalho de equilibrar cada vez mais forças, ter cada vez mais candidatos ao título, dá certo na Premier League. A lógica do maior campeonato nacional do planeta é tentar voltar aos anos 1960, década em que oito clubes se revezaram nos troféus: Burnley, Tottenham, Ipswich, Everton, Liverpool, Manchester United, Manchester City e Leeds United. Ainda havia o Arsenal, gigante, que passou em branco de 1953 a 1971, mas entrava sempre como candidato.

Na história da Premier League, criada em 1992, época em que o futebol inglês tinha 21 mil torcedores de público médio, e explodiu em dez anos para encher estádios e ver seus clubes brigarem por troféus internacionais, o equilíbrio diminuiu. Nos 25 campeonatos organizados pela Premier, houve seis campeões: Manchester United (13 vezes), Chelsea (5), Arsenal (3), Manchester City (3), Blackburn e Leicester (um cada).

Convencionou-se chamar de Big Four o grupo formado por Manchester United, Liverpool, Arsenal e Chelsea, que brigavam pela taça no final da década passada. Esse restrito clube dos gigantes ampliou-se. Hoje, o Manchester City é o mais poderoso clube britânico e o Tottenham voltou a disputar vagas na Champions League e a sonhar com a taça. Foi vice-campeão em 2017.

O torneio que se inicia hoje com Manchester United x Leicester terá de novo o Manchester City como maior candidato ao título. Não por seus investimentos desta temporada. A rigor, para o time principal, Guardiola contratou apenas o argelino Mahrez. Mas o time vem de uma campanha histórica, a primeira com o campeão totalizando 100 pontos ganhos.

O investimento do Liverpool, o clube com maiores gastos na temporada européia, perto de 200 milhões de euros para contratar Keita, Fabinho, Shaqiri e Alisson. Juntam-se aos vice-campeões da Champions League Salah, Firmino e Mané.

Há um benefício no início da tabela. Nas quatro primeiras rodadas, o Liverpool enfrentará West Ham em Anfield, domingo. Na segunda rodada, pega o Crystal Palace, o Brighton na terceira partida, o Leicester na quarta rodada. O primeiro clássico será contra o Tottenham, em Londres, em sua quinta participação.

Enquanto isso, todos os outros candidatos ao título têm jogos grandes no início da campanha. Neste domingo, tem Arsenal x Manchester City, na terceira rodada, na segunda rodada Chelsea x Arsenal, na terceira está agendada a partida Tottenham x Manchester United. O Liverpool não ganha o campeonato inglês desde 1990 e pode ser este o ano de disputar cabeça a cabeça o troféu, possivelmente com o Manchester City.

O Manchester United, de José Mourinho, abre a temporada nesta sexta contra o Leicester, com o técnico português em crise com jogadores como Pogba e Martial e pedindo reforços à direção. Não é o melhor momento do gigante de Manchester.

Às 16h, você confere aqui neste blog as informações e palpites da 17a rodada do Brasileirão

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.