Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

Chelsea faz com Jorginho o que Milan fazia com Pirlo

PVC

2018-08-20T18:15:22

18/08/2018 15h22

O Chelsea mudou da água do vinho, da saída de Antonio Conte para a chegada de Maurizio Sarri. Dois técnicos italianos, duas maneiras de pensar futebol opostas. Conte foi campeão inglês em 2017 com linha de cinco defensores, um 3-4-3 que se transformava em 5-4-1 e que orientou cinco seleções da Copa do Mundo. Mas Maurizio Sarri sempre preferiu o 4-3-3.

A nova formação não tem um armador, como o Milan de Carlo Ancelotti, mas um conceito o técnico do clube londrino traz da escola Carlo Ancelotti: o primeiro volante joga. Como Xabi Alonso, do Real Madrid campeão da Champions League de 2014, mas principalmente como Pirlo, vencedor da Champions em 2003 e 2007 sob o comando de Ancelotti, no Milan.

Naquele tempo, o mais marcador era Gattuso, que jogava com a camisa 8 e posicionado como meia direita.

Pois Kanté está fazendo o mesmo estilo, camisa 7 às costas, dirigido por Maurizio Sarri no Chelsea.

Por trás, o ítalo-brasileiro Jorginho dá a categoria do passe. Jorginho foi o recordista de passes no clássico contra o Arsenal, vitória do Chelsea por 3 x 2. Dos 99 passes, acertou 92%. Enquanto isso, Kanté faz o vai e vem e marca e ataca do lado direito do meio-de-campo, posicionado como se fosse um camisa 8.

Na Itália, a posição de Jorginho se chama Regista Difensivo. É Jorginho quem rege o novo Chelsea.

Mas quem decide é Hazard, que saiu do banco para dar o passe para o gol da vitória de Marcos Alonso.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC