Topo

Coluna do PVC

Brasileirão bate recorde de perdas de jogadores para o exterior

PVC

04/09/2018 12h43

A confirmação da ida de Régis, do Bahia para o Al Wheda, dos Emirados Árabes, confirma o recorde de vendas de jogadores que começaram a Série A e saíram no decorrer do campeonato. Foram 62 na temporada 2018. O recorde anterior era de 2003, quando 60 atletas deixaram o Brasileirão depois de seu início e rumaram para o exterior.

Os clubes mais atingidos pelo êxodo foram o Corinthians (7) e o São Paulo (8): A diferença é que o São Paulo negociou quem julgava que não estava feliz com o grupo ou o grupo não estava feliz com eles. O Corinthians perdeu atletas chave, como Rodriguinho, Balbuena, Maycon e Sidcley.

Apesar do recorde, a Europa levou poucos jogadores relevantes. Militão para o Porto, Arthur para o Barcelona, Bremer para o Torino, Felipe Vizeu para a Udinese, Vinicius Júnior para o Real Madrid Castilla, Maycon para o Shakhtar foram os casos mais relevantes.

O tamanho das vendas de Vinicius Júnior, do Flamengo, e de Rodrygo, que só deixará o Santos em 2019, ambos negociados pela cifra recorde de 45 milhões de euros, fez os clubes brasileiros entenderem que o sarrafo subiu e que podem cobrar mais. Os times da Europa não pensam assim.

Abaixo, a lista dos 62 jogadores que estavam à disposição de seus clubes na primeira rodadas e já foram para o exterior no decorrer da campanha:

América – Ninguém
Atlético Mineiro – Otero (Al Wheda-EAU), Yago (Al Qadisia-Arábia Saudita), Roger Guedes (Shandong Luneng), Bremer (Torino)
Atlético Paranaense – Ribamar (Pyramids do Egito), Cascardo (Vitória de Setúbal), Pavez (Colo Colo), Caio (Louletano), Carletto (Al Ittihad)
Bahia – João Pedro (Porto), Rodrigo Becão (CSKA), Mena (Racing), Régis (Al Wheda)
Botafogo – Ninguém
Ceará – Naldo (Al Fayha-ARA)
Chapecoense – Arthur Kayke (Pyramids), Apodi (Ohod-EAU), Luís Antônio (Arábia Saudita)
Corinthians – Maycon (Shakhtar), Kazim (Lobos-MEX), Léo Príncipe (Le Havre-FRA), Rodriguinho (Pyramids), Balbuena (West Ham), Sidcley (Dynano Kiev), Marquinhos Gabriel (EAU)
Cruzeiro – Arthur (Nacional-POR), Vitinho (Brugge)
Flamengo – Felipe Vizeu (Udinese), Vinicius Júnior (Real Madrid, 45 milhões de euros, recorde do futebol brasileiro), Jonas (Al Ittihad)
Fluminense – Luan Peres (Brugge-BÉL), Nathan Ribeiro (Kashiwa Reysol-JAP), Renato Chaves (Al Wheda-EAU)
Grêmio – Arthur (Barcelona), Lima (Al Wasl-EAU), Jaílson (Fenerbahçe)
Internacional – Danilo Silva (Los Angeles F.C.)
Palmeiras – Keno (Pyramids), Fuzato (Roma), Fernando (Shakhtar), Tchê Tchê (Dynamo Kiev), Thiago Martins (Yokohama)
Paraná – Alemão (Busan-COR), Diego Gonçalves (Japão), Neris (Boavista-POR), Matheus Pereira (Juventus-ITA), Luan (Al Ahli-EAU)
Santos – Vítor Bueno (Dynamo Kiev), David Braz (Sivaspor-TUR), Vecchio (Al Shabab-EAU)
Sport – Anselmo (Al Wheda)
São Paulo – Militão (Porto), Cueva (Kranodar), Petros (Al Nassr, Arábia Saudita), Valdivia (Al Ittihad), Marcos Guilherme (Al Wheda), Júnior Tavares (Sampdoria), Paulinho Bóia (Portimonense), Lucas Fernandes (Portimonense)
Vasco – Paulinho (Bayer Leverkusen), Riascos (Shangai Shenhua-CHI), Erazo (Barcelona de Guayaquil)
Vitória – Baumjohan (Voltou para a Alemanha)

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.