Topo

Coluna do PVC

Libertadores x Champions League

PVC

18/09/2018 09h27

A Champions League, em sua fase de grupos, começa hoje com oito partidas, dos grupos A, B, C e D, divididos em dois horários distintos. Os grupos A, C e D estão marcados para 16h, mas a chave B, do Barcelona, começa às 13h55. De certo modo, a Champions League copia o que sempre houve na Libertadores. Partidas em horários diferentes para dividir as transmissões de TV e permitir a mais gente assistir a todos os jogos.

A Champions copia a Libertadores no que é supérfluo, mas a Libertadores não chega nem perto do torneio europeu no essencial. São 46 mil torcedores em média, na Champions League, contra 26 mil na Libertadores. Foram 3,21 gols por partida na edição passada da Copa dos Campeões da Europa, contra 2,23 da atual Libertadores.

Isso não exclui que Messi afirme que não gosta de ver futebol, mas assiste sempre aos jogos da Libertadores. Hoje poderá assistir ao vice-líder da Superliga Argentina, o Atlético Tucumán, contra o quinto colocado do Brasileirão, o Grêmio. abertura das quartas-de-final do torneio sul-americano.

No primeiro dia da Champions League, os jogos serão Brugge x Borussia Dortmund, Monaco x Atlético de Madrid, Barcelona x PSV, Internazionale x Tottenham, Estrela Vermelha x Napoli, Liverpool x Paris Saint-Germain, Galatasaray x Lokomotiv, Schalke x Porto.

Destaque em Liverpool. A primeira página do jornal francês L'Equipe tem uma ilustração com Cavani, Mbappé, Neymar e o técnico alemão Thomas Tuchel atravessando a faixa de pedestre como na capa do álbum Abbey Road, dos Beatles. Evidentemente, porque os parisienses visitarão a cidade do quarteto britânico. O Liverpool compartilha a liderança da Premier League com o Chelsea.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.