Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

O árbitro de vídeo também erra

PVC

19/09/2018 23h34

O mais incrível da expulsão de Dedé e da reação à injustiça do cartão vermelho foi ter acontecido num duelo entre um clube brasileiro e outro argentino, um dia depois de o Brasil inteiro julgar absurda a reação de Gervasio Nuñez, ao ser excluído na partida Tucumán x Grêmio. Quer dizer que a indignação de Nuñez, ao contestar a decisão revista na televisão, não era tão inacreditável assim. O árbitro de vídeo também erra. Na Itália, o presidente do Torino, Urbano Cairo, disse no final de semana que, se é para ter VAR da maneira como está havendo, melhor nem ter.

Não é assim. Melhor ter. Mas o vídeo não deveria ser usado para revisar interpretações. Carlos Eugênio Símon costuma dizer que, em câmera lenta, até beijo de avó parece agressão. Como no caso do choque entre Dedé e o goleiro argentino Andrada.

À parte a discussão sobre o cartão vermelho injusto para Dedé, o Cruzeiro foi vítima de um Boca Juniors mais forte no segundo semestre em comparação com o que mostrava na primeira metade do ano. Pablo Pérez errou nove passes, recorde na equipe argentina, mas controlou o meio-de-campo, com 44 passes certos, uma assistência para Zárate fazer 1 x 0 e uma finalização certa, a do segundo gol do Boca Juniors.

Mano Menezes deixa a Bombonera com derrota, como aconteceu onze anos atrás, pelo Grêmio. Só que, daquela vez, o Boca Juniors era mais forte do que é atualmente. E na final de 2007, Riquelme conduziu à vitória por 3 x 0. Desta vez, Pablo Pérez liderou um 2 x 0. Não vai ser simples a volta, mas o Cruzeiro tem mais chance de alegrar Mano Menezes desta vez do que o Grêmio tinha onze anos atrás.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC