Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

Silencio constrangedor

PVC

20/09/2018 13h51

O presidente do Cruzeiro, Wagner Pires de Sá, e o supervisor, Benecy Queiroz, estão em Assunção em busca de explicações para a absurda expulsão de Dedé e para tentarem anular o cartão vermelho. Acreditam na hipótese remota de Dedé enfrentar o Boca Juniors no jogo de volta das quartas-de-final.

Improvável.

Durante toda a manhã, este colunista tentou contato com a Confederação Sul-Americana e com o presidente da Comissão de Arbitragem, o brasileiro Wilson Seneme.

Em vão.

É provável que as reuniões se sucedam e ninguém tenha tempo de dar esclarecimentos exclusivamente a um jornalista. Mas a todos os amantes do futebol, as explicações deveriam ser obrigação. A Conmebol não se manifesta nem sequer para dizer que o árbitro Eber Aquino será afastado.

No passado, o Brasil recusou-se a disputar a Libertadores três vezes. Nenhuma por protestos contra a forma de agir da Confederação. Em 1966, a ausência deveu-se à não concordância com a mudança do regulamento que incluiria os vice-campeões a partir daquela temporada. Em 1969, o problema foi o prolongamento da Taça Brasil de 1968, que indicava os representantes brasileiros. A Libertadores de 1969 terminou em maio e o campeão da Taça Brasil do ano anterior só foi conhecido em outubro, cinco meses depois do término da competição continental. Em 1970, o Brasil recusou-se a disputar a Libertadores, por julgar que atrapalharia a preparação da seleção brasileira para a Copa do Mundo.

As ausências do Brasil nunca foram por reclamações sobre arbitragens ou violência.

O silêncio da Conmebol, de Wilson Seneme e a falta de uma manifestação coletiva do Brasil são constrangedores.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC