Topo

Coluna do PVC

Flamengo volta à disputa do título brasileiro

PVC

23/09/2018 17h38

O Flamengo começou muito bem o jogo contra o Atlético Mineiro, fez 1 x 0 com William Arão em 1 minuto e 22 segundos, seguiu pressionando com a posse de bola, mas falhou na defesa e sofreu o gol de empate de Leonardo Silva. Não foi uma atuação excelente. De novo, muito controle da posse de bola, poucas finalizações. Apenas duas no gol de Victor.

O defeito continua o mesmo. A chance de título mudou. Com a vitória por 2 x 1 sobre o Atlético, o Flamengo saltou para 48 pontos, três a menos do que o São Paulo, que empatou no sábado contra o América Mineiro, e dois a menos do que o Internacional, depois do 1 x 1 em Itaquera, contra o Corinthians.

O resultado mantém o Atlético nove pontos atrás do líder, São Paulo, com remotas chances de ser campeão brasileiro.

O caso rubro-negro é diferente. O time de Maurício Barbieri está de volta à disputa da taça.

Quando foi campeão pela última vez, em 2009, o Flamengo tinha 12 pontos a menos do que o líder na 26a rodada. Dois anos atrás, a esta altura da campanha de 2016, estava um ponto atrás do Palmeiras, que seria campeão (50 x 51).

Contra o Atlético Mineiro, Maurício Barbieri fez experiências e poupou jogadores para a semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians na próxima quarta-feira. Sem Diego, suspenso, escalou William Arão. Poupou os dois laterais titulares, Rodinei e Renê, substituídos por Pará e Trauco, autor do passe para o gol de Arão. Também optou por Matheus Sávio na ponta esquerda, com Vitinho no banco. Barbieri errou ao trocar o centroavante Henrique Dourado pelo volante Piris da Mota. Depois da alteração, o Flamengo atraiu demais o Atlético para seu campo e correu o risco de empate.

Vitinho foi a grande polêmica do jogo. Entrou no lugar de Matheus Sávio no intervalo, mas deu lugar a Marlos Moreno 35 minutos depois, por Barbieri não gostar de sua atuação. O atacante contratado do CSKA Moscou por R$ 45 milhões tem pouca chance de ser titular em Itaquera na próxima quarta.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.