Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

Barba e cabelo pela primeira vez na história

PVC

06/10/2018 19h19

Pela primeira vez na história do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras venceu o São Paulo duas vezes na mesma campanha. Mesmo antes dos pontos corridos, isso jamais havia acontecido no torneio nacional. A última vez em que isso aconteceu pelo Campeonato Paulista foi em 1996, quando ganhou por 2 x 0 e 3 x 2.

Felipão seguiu sua estratégia e escalou apenas quatro titulares da Libertadores: Wéverton, Felipe Melo, Moisés e Dudu. E Felipe Melo estava suspenso contra o Colo-Colo.

A lógica palmeirense é esta. O Palmeiras não tem time A. Tem time B de Brasileirão e time C de Copas, com duas a quatro intersecções. Desde sua chegada, Felipão nunca escalou mais do que quatro titulares das copas no Campeonato Brasileiro. Exatamente como fez na histórica campanha do Gauchão de 1995, quando ganhou a Libertadores com os titulares e o estadual revezando entre dois e quatro titulares. Na decisão, Grenal, usou Danrlei, Arce, Carlos Miguel e Paulo Nunes.

Outra característica deste Palmeiras, histórica com Felipão, é a perfeição nas bolas paradas. Em cobranças de faltas, escanteios e pênaltis, o Palmeiras marcou 13 de seus 26 gols desde a chegada do treinador.

O clássico teve supremacia da posse de bola do São Paulo (60%), mas predomínio do Palmeiras nas finalizações (8×5). Desde a 22a rodada, nenhum líder abria três pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Felipão agora vê sua equipe com 56 pontos, contra 53 do Internacional, segundo colocado.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC