Topo

Coluna do PVC

Real Madrid tem seca de gols inédita neste século

PVC

08/10/2018 12h14

Os quatro jogos seguidos sem fazer gols formam uma seqüência inédita na história do Real Madrid desde abril de 1985. O time de Julen Lopetegui anotou seu último gol no dia 22 de setembro, na vitória por 1 x 0 sobre o Espanyol, no Santiago Bernabéu. Asensio marcou aos 41 minutos do primeiro tempo. Depois, o Real perdeu do Sevilla por 3 x 0, empatou com o Atlético de Madrid por 0 x 0, caiu contra o CSKA na Liga dos Campeões por 1 x 0 e para o Alavés pela Liga Espanhola por 1 x 0. São 409 minutos sem fazer gol.

A última série tão longa sem gols aconteceu há 33 anos, em abril de 1985. No dia 6 de abril daquele ano, o Real Madrid foi goleado por 4 x 0 pelo Atlético de Madrid, no Bernabéu. Gols de Hugo Sánchez, Marina e Cabrera, duas vezes. No dia 10 de abril, caiu contra a Internazionale, em Milão, por 2 x 0. Depois, para o Valencia, no Mestalla, por 1 x 0, e para o Hércules por 1 x 0, no Bernabéu.

A seqüência terminou com 3 x 0 sobre a Internazionale, resultado que levou à decisão da Copa da Uefa. Dois gols de Santillana e um de Michel levaram à final, vencida contra o Videoton, da Hungria.

Em setembro de 2017, quando perdeu para o Betis, o Real Madrid encerrou 73 jogos consecutivos fazendo gols. Tinha Zidane como técnico e Cristiano Ronaldo como referência do ataque. Por alguns meses, parecia que o Real Madrid encerraria o ciclo de Cristiano Ronaldo por vontade da diretoria. Em vez disso, viu se quebrar o período de Zidane com pedido de demissão do técnico francês e a saída do português por seu próprio desejo.

O novo ciclo se formou sem planejamento da diretoria de Florentino Pérez. A transição é lenta e os resultados ruins.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.