Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

O improvável Campeonato Espanhol

PVC

20/10/2018 11h39

A derrota do Real Madrid em casa para o Levante por 2 x 1, a maior seca sem gols da história do clube de Chamartín, a quarta rodada seguida sem vitórias madridistas, tudo isso se soma aos quatro jogos sem vencer do Barcelona, pela Liga Espanhola — antes de entrar em campo contra o Sevilla.

O Real não completava quatro jornadas de Liga sem ganhar desde a temporada 2006/07. Daquela vez, sofreu com quatro empates seguidos — nenhuma derrota — contra Betis, Atlético de Madrid, Sevilla e Barcelona, antes de decolar para o título a partir do 27o compromisso.

O Real Madrid deixou o gramado do Santiago Bernabéu em quarto lugar. O Barcelona é o segundo colocado. Nos últimos dez anos, só em 2012 o líder da nona rodada não era nem Real Madrid, nem Barcelona. Aconteceu em 2012 com o Levante, justamente a equipe capaz de derrotar o Madrid neste sábado (20).

Normalmente, o torneio volta à ordem natural na segunda metade do primeiro turno. Isto não exclui o sinal de alerta no Real Madrid. Julen Lopetegui não tem cara de treinador do tricampeão europeu desde que o anúncio surpreendeu o mundo, às vésperas da Copa do Mundo, e causou sua demissão da seleção espanhola. Tem cada vez menos jeito de técnico do clube que defendeu como goleiro na década de 1990.

O Real Madrid peca pela transição mal feita e indesejada da equipe de Zinedine Zidane e Cristiano Ronaldo. Acabar com uma geração vencedora exige planejamento. O Real errou. Não planejou, perdeu as duas estrelas e tenta construir uma nova era apenas com os comuns. Neste momento, parece impossível que Gareth Bale, Isco, Asensio e Benzema sejam as referências de uma nova equipe vitoriosa.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC