Topo

Coluna do PVC

Barcelona massacra Real em jogo espetacular

PVC

28/10/2018 13h43

Barcelona x Real Madrid é um jogo diferente de tudo.

Há 46 clássicos não tem 0 x 0. Desde o dia em que Luis Figo voltou ao Camp Nou, pela primeira vez com a camisa merengue, em novembro de 2002.

Mas o clássico deste domingo de eleição no Brasil foi ainda mais especial.

Teve de tudo. Qualidade técnica, alternância de domínio, variedade tática.

O Barcelona liquidou o Real Madrid no primeiro tempo, com mudanças de posicionamento de Rafinha que confundiam a marcação madridista e abriam sempre o corredor para Jordi Alba jogar. Aos 10 minutos, Rakitic fez lançamento, Alba foi à linha de fundo e teve enorme visão de jogo. Observou Coutinho na entrada da área e rolou para trás. Gol de Coutinho.

O Real Madrid equilibrou e quando começava a incomodar, Varane fez pênalti em Luis Suárez. Passe de Alba e falha do zagueiro francês, bestial na Copa do Mundo, uma besta no Campeonato Espanhol. Suárez fez 2 x 0.

Rakitic deu 47 passes no primeiro tempo. Não errou nenhum. O Barcelona trocou 30 passes em 1 minuto e 32 segundos até a finalização de Coutinho, no primeiro gol. Absolutamente perfeito.

Num tempo em que o futebol sul-americano exporta talentos e sofre com jogo mais truculento do que no passado, o maior clássico do mundo teve seis gols sul-americanos. O terceiro deles de Marcelo, num início de segundo tempo com recuperação madridista. Julen Lopetegui alterou bem a equipe, trocou Varane por Lucas Vásquez, mudou o sistema de 4-3-3 para 3-5-2, definiu a marcação de Nacho em Coutinho e Sergio Ramos e Suárez com Casemiro como líbero. Encorpou e ameaçou empatar.

Mas Marcelo não acompanhava Sergi Roberto em seu novo papel de ala. Sergi Roberto deu o passe para Suárez marcar o terceiro e aproveitou a falha de Sergio Ramos para entregar ao uruguaio o quarto gol.

Requinte de crueldade, o chileno Vidal fez o 5 x 1.

"Esta temporada estamos um desastre, estamos jogando mal, todos, todos, todos", disse Casemiro.

Três do uruguaio Luis Suárez, um do brasileiro Coutinho, outro do chileno Vidal, o da honra madridista do brasileiro Marcelo. Domínio sul-americano no clássico mundial.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.