Topo

Coluna do PVC

Corinthians tem um ponto a menos do que quando caiu

PVC

13/11/2018 08h05

O Corinthians tem hoje, na 33a rodada do Brasileirão, um ponto a menos do que tinha na mesma altura da temporada 2007, que terminou com seu rebaixamento. Hoje são 40 pontos. Há onze anos, eram 41. A diferença é que àquela época estava em 17o lugar, dentro da zona de rebaixamento. Hoje é o 13o colocado, três pontos acima da Chapecoense, que abre o grupo da degola.

A derrota do Santos para a Chapecoense, na noite de segunda-feira, no Pacaembu, aumentou o risco de Vasco e Corinthians irem para a Série B. Os vascaínos podem terminar a quinta-feira já entre os quatro últimos. O Corinthians tem chance de completar a 34a rodada com a mesma pontuação da Chape e apenas uma posição acima.

Para o Vasco, a hipótese é concreta. Basta que perca para o Atlético Paranaense em São Januário e que Sport e Chapecoense ganhem suas partidas, respectivamente contra Vitória e Botafogo.

O Corinthians não entra no rebaixamento ainda nesta jornada, mas pode terminar a quinta-feira em 16o lugar, empatado com 40 pontos com a Chapecoense. Para que isso aconteça, tem de perder para o Cruzeiro em Belo Horizonte, o Sport vencer o Vitória, o Ceará ganhar do Bahia, em Salvador, o Vasco ganhar do Atlético Paranaense e a Chapecoense derrotar o Botafogo.

A combinação de resultados mostra como é difícil que o Corinthians seja rebaixado. Há um anteparo de três equipes. Mas a pontuação não esconde o vexame. É a pior campanha corintiana desde que voltou da Série B.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.