Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

Informações e palpites da Champions League

PVC

17/12/2018 09h09

O sorteio dos grupos da Champions League colocou vida fácil para Barcelona e Manchester City. O Barça enfrentará o Lyon, terceiro colocado do Campeonato Francês e último clube a conseguir vaga para as oitavas-de-final, ao empatar com o Shakhtar, na Ucrânia, na quarta-feira (12). O Manchester City terá adversário ainda mais fraco. O Schalke é o 13o colocado do Campeonato Alemão e classificou-se por estar na chave de Porto, Galatasaray e Lokomotiv.

O duelo mais imprevisível será Liverpool x Bayern. Abaixo, informações e palpites dos oito confrontos das oitavas-de-final.

SCHALKE x MANCHESTER CITY
Na história, houve apenas três confrontos, com duas vitórias dos ingleses e uma dos alemães. Em 1970, o City eliminou o Schalke nas semifinais da Recopa, que venceria numa final contra o Gornik Zabrze, da Polônia. É o único troféu continental do Manchester City. Hoje, o time de Guardiola é vice-líder na Premier League e o Schalke ocupa a modesta 13a posição na Bundesliga.
Favorito – Manchester City

LIVERPOOL x BAYERN
Em sete confrontos, o Liverpool venceu duas vezes, o Bayern apenas uma. O último encontro aconteceu pela Supercopa de 2002, com triunfo dos ingleses. Em 1981, o duelo mais lembrado, provocou a classificação do Liverpool para sua terceira Copa dos Campeões, eliminando o Bayern nas semifinais. O Liverpool é o atual líder da Premier League e o Bayern ocupa a terceira colocação na Bundesliga, seu pior desempenho desde 2011.
Favorito – Liverpool

ATLÉTICO DE MADRID x JUVENTUS
Pela Champions League, Juve e Atlético se encontraram apenas na temporada 2014/15, fase de grupos. O Atlético venceu no Vicente Calderón por 1 x 0 e houve empate por 0 x 0 em Turim. Naquela temporada, a Juve avançou até a decisão de Berlim, perdida para o Barcelona de Messi e Neymar. Na Copa da Uefa, houve dois cruzamentos, em 1964 e 1965. Ao todo, são duas vitórias do Atlético e quatro da Juventus em sete partidas. Hoje, a Juve lidera a Série A, oito pontos à frente do Napoli, vice-líder. O Atlético é o terceiro na Espanha, três pontos atrás do Barcelona. Atenção a Cristiano Ronaldo. Na Série A, tem 11 gols e 5 passes para gols em 16 partidas, mas na Champions fez apenas um gol em cinco participações.
Favorito – Juventus

ROMA x PORTO
O Porto foi o melhor time da fase de grupos, único a alcançar 16 pontos, com um empate e cinco vitórias. Mas estar na chave de Schalke, Galatasaray e Lokomotiv ajudou. O time de Sérgio Conceição é bem montado, no 4-3-3, com destaque para o meia mexicano Herrera e para o atacante malinês Marega. A Roma não está bem. Contra o Genoa, no domingo (16), encerrou uma seqüência de cinco partidas sem vencer, ao derrotar o Genoa por 3 x 2. Em sexto lugar na Série A, figura 22 pontos abaixo da Juventus. Os únicos confrontos aconteceram na fase preliminar de 2016/17. O Porto eliminou a Roma com uma vitória e um empate.
Favorito – Porto

LYON X BARCELONA
São quatro vitórias do Barcelona e dois empates nos seis encontros entre os dois clubes. O único em mata-matas aconteceu nas oitavas-de-final de 2009. Empate na França e goleada barcelonista por 5 x 2 na Catalunha. Naquela temporada, a primeira de Josep Guardiola como treinador, o Barcelona foi campeão numa final contra o Manchester United. Messi é vice-artilheiro da Champions League, goleador e líder de assistências da Liga Espanhola. O Lyon confia em Memphis Depay, melhor jogador em passes para gols no Campeonato Francês.
Favorito – Barcelona

AJAX x REAL MADRID
O Real Madrid venceu os últimos seis jogos contra o Ajax, que só terá memória de um bom desempenho contra os espanhois se voltar à temporada 1995/96. Na fase de grupos, os holandeses venceram os dois encontros. Ao todo, são sete vitórias madridistas, quatro do Ajax e um empate. O Real Madrid não vai bem na liga espanhola, em quarto lugar, cinco pontos atrás do Barcelona, mas venceu sua chave na Champions. O Ajax não avançava às oitavas havia treze anos e persegue o PSV, dois pontos atrás no Campeonato Holandês. Atenção a Frenkie De Jong, o jovem prodígio do Ajax.
Favorito – Real Madrid

TOTTENHAM x BORUSSIA DORTMUND
O Tottenham foi o segundo colocado da chave de Barcelona e Internazionale e se encontrará pela quinta vez contra o Borussia Dortmund, o segundo mata-mata. Nos quatro jogos anteriores, duas vitórias para cada lado. Em 2016, o Borussia eliminou o Tottenham nas oitavas-de-final da Liga Europa. Apesar de grandes jogadores como Harry Kane e Eriksen, o Tottenham oscila e está seis pontos atrás do Liverpool, na terceira colocação da Premier League. O Borussia Dortmund tem um estilo de jogo definido, no 4-2-3-1, dirigido pelo treinador suíço Lucien Favre. Witsel e Delaney são destaques na cabeça-de-área, a velocidade de Sancho é especial pela direita e Marco Reus é decisivo para servir.
Favorito – Borussia Dortmund

MANCHESTER UNITED x PARIS SAINT-GERMAIN
Nunca houve um confronto oficial entre Manchester United e Paris Saint-Germain e a primeira partida acontecerá com José Mourinho em crise de identidade. Sempre forte em seus sistemas defensivos, Mourinho não consegue acertar o Manchester desta vez e já sofreu 29 gols em 18 partidas, um gol sofrido a mais do que em toda a campanha do vice-campeonato de 2017/18. O Paris Saint-Germain recuperou-se e ganhou a chave contra Napoli, Liverpool e Estrela Vermelha. Na campanha, até aqui, apenas uma derrota, justamente na Inglaterra, contra o Liverpool. O que atrapalha o PSG é o desnível entre a liga francesa e a Champions. O que ajuda é o ataque, o melhor da competição continental com 17 gols.
Favorito – Paris Saint-Germain

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC