Topo

Coluna do PVC

Flamengo recordista e Corinthians não desiste

PVC

20/01/2019 19h26

O Flamengo estreou diante do maior público em um jogo inaugural de temporada neste século. Foram 46.472 torcedores presentes ao Maracanã, na vitória por 2 x 1 sobre o Bangu. A maior presença anterior tinha acontecido numa derrota por 3 x 0 para o Olaria, em 2005. Na época, houve 44 mil presentes no antigo maior do mundo.

Daquela vez, não havia grandes contratações nem enormes perspectivas de vitórias. A razão pode ter sido o preço. A renda de 337 mil reais divididas pela presença de 44 mil torcedores representa ingresso médio a menos de R$ 10. O preço médio do bilhete contra o Bangu foi de R$ 24.

Em campo, o Flamengo foi sempre superior. mas sofreu o primeiro gol aos 3 minutos, falha de Rodrigo Caio em disputa aérea com Ânderson Lessa. Rapidamente passou a controlar a partida. Diego jogou bem e Éverton Ribeiro também. Quem ficou devendo foi Vitinho, substituído no segundo tempo.

Em Itaquera, São Paulo, o Corinthians foi lento na troca de passes. Não basta ter o maior tempo de posse de bola. Forram 72% e mais finalizações, doze erradas, uma no alvo. Apenas a de Henrique, no fim do jogo, acertou a meta e virou o gol de empate. Mas o Corinthians ainda foi tímido na criação.

Jogou com Sornoza pela esquerda, Jádson por dentro, André Luís pela direita. No intervalo, Carille trocou André Luís por Pedrinho. Não deu certo. O gol de empate aconteceu aos 49 minutos do segundo tempo. O Corinthians pode ser mais criativo do que foi em seu primeiro jogo do ano.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.