Topo

Coluna do PVC

Cruzeiro se coloca entre os melhores elencos do Brasil

PVC

22/01/2019 12h29

A iminente contratação do lateral-esquerdo, por empréstimo de um ano pela Sampdoria, confirma a reação do Cruzeiro no mercado de transferências. Na primeira semana do ano, o clube celeste sofreu com o assédio por Dedé e com a venda de De Arrascaeta. Também ficou com fama de caloteiro, pelas evidências de que não havia efetuado pagamentos, como o de Mancuello, dívida absorvida na venda de Arrascaeta.

Silenciosa e rapidamente, o Cruzeiro parece ter virado o jogo. Marquinhos Gabriel e Rodriguinho chegam para o meio-de-campo. O meia, ex-Corinthians, ainda não está sacramentado, mas deve chegar por R$ 22 milhões. Com Dodô, termina o sofrimento que havia na lateral esquerda, sem segurança quando não se podia escalar Egídio, o titular. A perda de Manoel na defesa, aconteceu para dar chance a Cacá, sobre quem a avaliação é positiva. Não há ainda certeza da lateral direita, porque o colombiano Orejuela, recém-contratado, só jogou quatro partidas pelo Ajax. Era jogador do Jong Ajax, filial do time de Amsterdã.

Mas hoje é possível, com alguma margem de erro, dizer que o Cruzeiro passa a ter dois jogadores por posição:

Goleiros – Fábio, Rafael e Brazão
Laterais-direitos – Edílson e Orejuela
Zagueiros – Dedé, Léo, Murilo, Cacá e Fabrício Bruno
Laterais-esquerdos – Egídio e Dodô (a confirmar)
Volantes – Henrique, Jádson, Lucas Silva, Ariel Cabral, Lucas Romero e Éderson
Meias – Robinho, Thiago Neves, Rodriguinho, Marquinhos Gabriel e Rafinha
Atacantes – Fred, Sassá, Raniel, David

Não é o elenco mais caro do Brasil nem o mais badalado. Mas é possível fazer o revezamento de modo a disputar todas as competições.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.