Topo

Coluna do PVC

Corinthians vence em sua velha versão

PVC

02/02/2019 19h21

Por mais que Fábio Carille queira e treine para aperfeiçoar seu jeito de atuar, o Corinthians continua sendo mais forte quando pode entregar a bola para o adversário e jogar por um erro do rival. Foi assim no sétimo Dérbi disputado no Allianz Parque. Time de mais posse de bola e maior número de troca de passes no Campeonato Paulista, o Corinthians teve apenas 36% de posse de bola e 253 passes contra o Palmeiras. Sua média no torneio é de 513 passes.

Há imagens que flagram os onze jogadores do Corinthians a uma distância de vinte metros, a partir da marca do pênalti, durante o segundo tempo. Apenas o goleiro Cássio está fora disso. Entre a linha da defesa e do meio-de-campo, há nove jogadores separados por aproximadamente treze metros (veja a foto).

O problema do Palmeiras era ter repertório para vencer o bom sistema defensivo corintiano, especialmente depois do gol de Danilo Avelar, no rebote do cruzamento resultante da falta sofrida por Mateus Vital, aos sete minutos. O mesmo Mateus Vital que construiu toda a jogada do gol de Rodriguinho, na final do Paulista, sofreu a falta que virou gol da vitória do Corinthians no Allianz Parque.

Não foi um grande jogo também porque o Palmeiras manteve um único estilo, única maneira de jogar. Tinha Dudu pela esquerda e Carlos Eduardo pela direita. O ponta, ex-Goiás, não acertou nenhuma jogada no primeiro tempo. Durante este período, Felipão inverteu seu lado e puxou Dudu para a direita. Seguiu inútil. No intervalo, Carlos Eduardo foi substituído por Felipe Pires. A estratégia seguiu a mesma. De novo, sem sucesso.

Felipão não foi bem, o Palmeiras não teve repertório, o Corinthians marcou e venceu com mérito por aproveitar uma bola parada.

Agora faz doze clássicos sem um empate, desde o segundo turno do Brasileiro de 2015, igualdade por 3 x 3.

São sete Dérbis no Allianz Parque, com quatro vitórias corintianas, duas palmeirenses e um empate.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.