Topo

Coluna do PVC

Santos vence no relógio e na insistência

PVC

09/02/2019 19h02

O gol da vitória do Santos aconteceu aos 49 minutos e 12 segundos, além dos acréscimos prometidos pelo árbitro Douglas Marques das Flores. Por mais que isto tenha produzido reclamações do Mirassol, o gol de Jean Mota premiou a insistência. O Santos joga sempre em busca do gol, finalizou 21 vezes, seis na direção da meta. O Mirassol chutou duas vezes, ambas sem direção.

Sampaoli escalou a equipe com linha de quatro defensores, liberou os dois laterais, Matheus Ribeiro e Orinho, fez um 4-3-3 com mobilidade de Jean Mota que, muitas vezes, fazia a ponta de cima do losango de meio-de-campo. A tentativa era abrir a defesa do Mirassol. Moisés Egert defendia-se num 4-5-1, com o volante Riccieli entrando entre os beques e, várias vezes, montando uma linha de cinco defensores.

Cueva, camisa 8, caía pela esquerda e às vezes invertia com Soteldo, de fato o ponta aberto do lado canhoto. O Santos jogou mal no primeiro tempo, pressionou pouco, melhorou no segundo. Segue sendo o time dos gols. Em sete partidas oficiais, venceu seis e perdeu uma. Marcou 20 gols e sofreu sete. Tem o artilheiro do Paulista, o improvável Jean Mota, que marcou cinco vezes.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.