Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

Quando vai acabar a hegemonia de Bayern e Juventus?

PVC

2006-04-20T19:14:13

06/04/2019 14h13

O Milan fez um primeiro tempo excelente contra a Juventus, em Turim. Chegou a 59% de posse de bola e empurrou a Juventus para a defesa, mesmo no Allianz Stadium e sem Lucas Paquetá, machucado. O polonês Piatek fez 1 x 0 e a vantagem só se desfez com pênalti cobrado por Dybala aos 15 do segundo tempo. Depois, Moise Kean marcou o segundo e deixou a Juventus a uma noite do octacampeonato. Festejará seu 35o escudeto na noite de domingo, se o Genoa vencer o Napoli.

O Milan está renascendo, mas disputará vaga na Champions League com Atalanta e Lazio.

A hegemonia da Juventus é maior ainda do que a do Bayern, que reassumiu a liderança da Bundesliga com um massacre sobre o Borussia Dortmund. Nas últimas cinco visitas do Dortmund a Munique, pelo Campeonato Alemão, as vitórias bávaras foram de 2 x 1, 4 x 1, 5 x 1, 6 x 0 e 5 x 0 neste sábado (6).

Taticamente, o Bayern foi primoroso. Avançou a marcação sobre os homens do Borussia Dortmund que poderiam dar qualidade à saída de bola. Pisczek, Witsel, Delaney, Diallo marcados, as jogadas saíam nos pés dos zagueiros Akanji e Zagadou. Como o Bayern planejava. Nos primeiros vinte minutos, Pisczek, Witsel, Akanji e Delaney erraram dois passes cada um. Zagadou tentou acertar cinco vezes e se equivocou em três, uma delas no pé de Lewandowski, que aproveitou para marcar seu gol número 200 na Bundesliga.

Juntos, todos os jogadores escalados pelo Dortmund em Munique somam 170 gols. Lewandowski já fez 201. O mais recente fechou a goleada por 5 x 0, depois de passe de Gnabry.

O clássico alemão foi sensacional. Mas abre o caminho para a monotonia. Porque coloca o Bayern na liderança, um ponto acima do Borussia Dortmund e a seis rodadas do heptacampeonato.

Nas últimas seis rodadas, o Borussia Dortmund terá adversários mais simples. O mais bem classificado, o Borussia Monchengladbach, quinto colocado. O Bayern enfrentará os dois lanternas, Hannover e Nuremberg, mas também o terceiro e quarto colocados, Leipzig e Frankfurt. Ainda é possível o Borussia ser campeão. Mais difícil será levantar a cabeça e acreditar na taça depois de ser humilhado no Allianz Arena.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC