Topo

Coluna do PVC

Manchester City está mais vivo do que um ano atrás

PVC

09/04/2019 19h10

O Manchester City perdeu pênalti, com Aguero parado por Lloris, e não transformou a maior posse de bola (60%) e número de passes (569) em vitória. O Tottenham ganhou por 1 x 0 e leva a vantagem do empate para o estádio Ettihad, na semana que vem. Está muito mais vivo do que um ano atrás, quando jogou contra o Liverpool em Anfield, na partida de ida das quartas-de-final, e foi atropelado por 3 x 0, apesar de ter mais de 600 passes e 62% de bola sob seu domínio. No ano passado, jogo de ida das quartas-de-final, o Liverpool finalizou nove vezes contra a meta rival, o City chutou onze e mesmo assim os Reds meteram 3 x 0.

Desta vez, o triunfo do Tottenham por 1 x 0 deixa tudo mais aberto. O time de Mauricio Pocchetino não é tão forte quanto era o Liverpool um ano atrás, a distância do saldo é muito mais fácil de ser retirada, o que indica que o time de Guardiola pode inverter a vantagem.

Vai ser mais fácil do que ano passado. Mas isto não significa que será fácil.

A expectativa era de que o Tottenham jogasse com três zagueiros, linha de cinco defensores quando perdesse a bola. Não aconteceu. Foi um 4-2-3-1, com Winks e Sissoko como volantes, Eriksen encostando em Harry Kane na variação para 4-4-2. Aguero e Sterling hoje não jogaram no nível de partidas anteriores. Daí a vantagem do Tottenham.

O Manchester City segue favorito para o confronto de volta, semana que vem, no estádio Ettihad.

Em Anfield, o Liverpool venceu por 2 x 0, com grande atuação de Keita e jornada decisiva de Firmino, autor de um gol e uma assistência. Ano passado, o Liverpool empatou com o Porto na Inglaterra por 0 x 0. Decidiu a classificação antes. Na visita do estádio do Dragão, venceu por 5 x 0. Voltará ao local na semana que vem.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.