Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

O momento certo para Rogério Ceni e para o Atlético

PVC

2016-04-20T19:10:30

16/04/2019 10h30

Rogério Ceni não vai conversar com nenhum dirigente sobre proposta de trabalho antes de terminar o Campeonato Cearense.

Vice-campeão do ano passado, ele está a um empate de conquistar o estadual. Pode ser seu segundo título como técnico, sem considerar a Copa da Flórida como troféu relevante. Se considerar, um título por ano em dois anos e meio na nova profissão.

Apesar de Rogério não abrir negociações com nada nem ninguém antes do final do estadual, o Atlético definiu o perfil do profissional que deseja para implantar um estilo de jogo, para os próximos anos. "Procuramos alguém para deixar um legado", diz o diretor-executivo, Rui Costa.

O Atlético quer um time moderno, compacto, rápido, capaz de impor seu estilo com a bola no pé. Quantos profissionais há assim no Brasil, hoje?

Rogério Ceni passou o ano de 2016 fazendo cursos e acompanhando trabalhos de treinadores pelo mundo. Buscava o que havia de mais moderno. Começou no São Paulo. Muita gente julgou passo grande demais para o início na nova carreira. Sua saída foi causada por erros seus, mas também por equívocos do clube, dez treinadores nos últimos quatro anos.

O Atlético também vive essa ciranda. Foram sete treinadores de janeiro de 2016 a abril de 2019. Não pode dar certo desta maneira.

O novo treinador é pretendido para período longo. O Atlético precisa fazer na Cidade do Galo o que o Cruzeiro faz na Toca da Raposa. Resistir à pressão, acreditar num projeto, escolher um modelo de jogo, apostar até o fim e medir a cada ano.

Quem pode fazer isso?

Depois de um ano e meio de sucesso no Fortaleza, parece ser a hora de Rogério Ceni voltar ao círculo dos maiores clubes do país.

Atlético e Rogério são como aprendemos nas aulas de matemática, no ensino fundamental. Mais com mais dá mais.

A escolha está feita. A decisão só existirá depois do encerramento dos campeonatos estaduais.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC