Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

Inglaterra supera Espanha após dez anos em finalistas de copas europeias

PVC

2018-04-20T19:18:40

18/04/2019 18h40

Os clubes ingleses serão maioria nas semifinais das copas europeias pela primeira vez em dez anos.

Tottenham e Liverpool disputarão as semifinais da Champions League contra Ajax e Barcelona, respectivamente.

Arsenal e Chelsea confirmaram classificação para as semifinais da Europa League. Na soma das duas copas, serão quatro clubes ingleses, dois espanhóis, um alemão e um holandês: Tottenham, Liverpool, Arsenal, Chelsea, Barcelona, Valencia, Eintracht Frankfurt e Ajax.

Ano passado, houve dois clubes ingleses nas finais e quatro espanhóis. Foram Arsenal e Liverpool, o primeiro semifinalista da Liga Europa, o segundo vice-campeão da Champions. Em maio de 2018, o Real Madrid ganhou a Champions e o Atlético de Madrid venceu a Europa League.

Há dois anos, só houve um inglês nas finais, o Manchester United, campeão da Europa League.

O pior momento dos ingleses aconteceu em 2015, quando não houve representantes do Reino Unido nas semifinais, nem da Champions nem da Europa League.

Há dez anos, Arsenal e Manchester United disputaram uma semifinal e o Chelsea foi eliminado pelo Barcelona na Champions. Mas, daquela vez, as semifinais da Copa da Uefa foram disputadas por dois clubes ucranianos e dois clubes alemães, Shakhtar, Dynamo Kiev, Werder Bremen e Hamburgo.

Naquela época, os ingleses desprezavam solenemente a segunda competição de clubes da Europa. A importância mudou depois de a Uefa decidir entregar ao campeão da Liga Europa uma vaga na Champions League seguinte. Desde então, Chelsea (2013) e Manchester United (2017) conquistaram o torneio.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC