Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

Retranca quase para o Bayern

PVC

2020-04-20T19:12:17

20/04/2019 12h17

Dos 18 times do Campeonato Alemão, o de maior média de gols do planeta, só oito têm média superior a 50% de posse de bola.

O Werder Bremen é o sexto.

Rival do Bayern no Allianz Arena neste sábado, o Bremen viajou para a Baviera ostentando a maior série invicta da Bundesliga. Não perdia há treze rodadas, dois jogos a mais do que a seqüência sem derrotas do Leipzig, quatro a mais do que o Bayern.

Até começou pressionando a saída de bola. Durou sete minutos.

Depois recuou, com duas linhas de quatro separadas por doze metros. O Bayern tentava abrir espaço virando o lado das jogadas e finalizando de fora da área. Nada…

Virou o primeiro tempo 0 x 0 e ultrapassou a marca de 20 da segunda etapa sem abrir o marcador. Desde novembro não ia tão longe numa partida sem fazer gol.

Como o futebol é um jogo de espaços, o Bremen recuou Sahin para jogar como líbero, com uma linha de cinco na defesa.

O Bayern contrapôs a estratégia aumentando o número de atletas no campo ofensivo. O zagueiro Sule virou armador. Também virou artilheiro.

Se o volante Sahin atuava como líbero, faltava alguém na cabeça de área. Dali, Sule finalizou forte e marcou 1 x 0.

O Bremen jogou com boa parte dos times da América do Sul. Só se defendeu.

Jogos assim viram água mole em pedra dura. Uma hora fura.

A diferença do Werder Bremen para os times brasileiros que não fazem gol é que sabe não poder ganhar o título alemão.

Os daqui defendem-se e tentam ganhar taças assim.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC