Topo

Coluna do PVC

Neymar é melhor em campo, mas PSG perde confronto Davi e Golias

PVC

27/04/2019 17h48

PVC, de Paris

Neymar foi o melhor em campo na decisão da Copa da França. Depois de 94 dias sem iniciar uma partida, chamou o jogo no seu pé. Deu o passe para o golaço de Daniel Alves e marcou outro belíssimo, encobrindo o goleiro tcheco Koubek. "Foi um grande confronto", disse o arqueiro, sobre a dificuldade que Neymar lhe impôs na jogada.

Thiago Silva disse que, diferente da primeira lesão, Neymar voltou mais fácil. Parece sentir mesmo. Pareceu mesmo com saudade da bola. E a bola de seu pé.

No intervalo para a prorrogação, o técnico Thomas Tuchel chamou só Neymar na linha lateral. Sinalizou a mudança de posição. Depois, juntou o time todo. Neymar passou a exercer a função de meia, atrás de Cavani e Mbappé. Por duas vezes, o craque brasileiro ofereceu o gol a Mbappé. Duas vezes ele perdeu.

O Rennes fazia com o PSG um confronto de Davi e Golias. "Era assim mesmo", concordou o goleiro tcheco Koubek. "Ainda mais para mim, qur nunca havia vencido nada", afirmou em entrevista exclusiva.

O pequenino time da Bretanha cresceu no fim da primeira etapa, buscou os contra-ataques na segunda, empatou numa bola parada, pelo alto. Depois, venceu nos pênaltis. A história talvez fosse diferente se Thomas Tuchel usasse Buffon como última alteração, em vez de Nkunku, responsável pela sexta cobrança, a desperdiçada.

Haveria mais pressão para os batedores do Rennes.

Time grande, poderoso e rico perde também. Embora o Paris Saint-Germain não seja o Barcelona nem o Manchester United, a derrota serve para lembrar a quem julga que investimento não pode ser derrotado. Johan Cruyff dizia que nunca viu um saco de dinheiro fazer um mísero gol.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.