Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

Palmeiras chuta mais e melhor para evoluir depois de eliminação do estadual

PVC

2029-04-20T19:09:05

29/04/2019 09h05

Logo depois da vitória por 4 x 0 sobre o Melgar, quinta-feira passada, o zagueiro Gustavo Gómez disse que a equipe respondeu aos dez dias de treinos. Não deu para entender sobre qual parte o zagueiro paraguaio falava. Mas o estudo dos números do Palmeiras nas três partidas depois da eliminação do estadual indicam onde está a evolução: finalizações certas.

Felipão nunca foi um treinador obsessivo pela posse de bola e o Palmeiras teve menos tempo e menos troca de passes do que o Melgar e o Junior de Barranquilla. Talvez pelo fato de o Fortaleza ser um time que exige de seus adversários quando tem a bola no pé, a estratégia palmeirense foi diferente na estreia do Brasileirão.

Houve mais trocas de passes e mais tempo com a bola contra o Fortaleza.

Mas o diferencial é a finalização.

Felipão tratou desse assunto depois dos 5 x 0 sobre o Novorizontino. Naquela quarta-de-final do Paulista, o time chutou nove vezes e fez cinco gols. Contraste com os números das três primeiras rodadas da Libertadores e de todo o estadual. O Palmeiras chutou 4,3 vezes no alvo durante o Campeonato Paulista e três vezes, em média, no primeiro turno da Libertadores.

Nos três jogos depois da eliminação contra o São Paulo, o Palmeiras finalizou 46 vezes, 25 no alvo, 29 de dentro da área. Fez 11 gols. No Paulista, fazia um gol a cada 10,7 chutes. Agora marca um gol a cada 4,1 finalizações.

Bom futebol para Felipão é quando o time chega à grande área adversária, finaliza e faz gols. Isso aconteceu nos últimos três jogos.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC