Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

Federação Francesa divulgará punição a Neymar na sexta-feira

PVC

2002-05-20T19:09:22

02/05/2019 09h22

A comissão de disciplina da Federação Francesa de Futebol (FFF) reuniu-se nesta quinta-feira para avaliar as punições a Mbappé, por expulsão, e Neymar, por agressão a um torcedor, na finalíssima da Copa da França, semana passada. Mas a divulgação da pena só acontecerá na sexta-feira. Se for afastado, Neymar pode desfalcar o PSG na partida contra o Nice, marcada para o sábado.

A comissão deve aplicar o artigo 1-11 do regulamento, por "arremetida voluntária — tentativa de golpe." A inclusão nesse artigo pode levar a cinco partidas de suspensão. Se a comissão tiver optado pelo artigo 1-13 (brutalidade), a sanção pode chegar a oito jogos. Nos dois casos, a desculpa de reação à provocação pode atenuar a pena.

Há, na opinião deste blog, uma antecipação do pedido de punição por parte da seleção brasileira. Se a FFF punisse Neymar por oito meses, como fez a Federação Inglesa no caso Cantona, em 1995, a Fifa acataria a decisão e Neymar ficaria fora da Copa América. O primeiro corretivo, por ordem cronológica, a se aplicar a Neymar, é a punição esportiva, que será anunciada pela Federação Francesa nesta sexta-feira.

A tendência é que Neymar receba cinco partidas de suspensão.

Pela falta que causou o cartão vermelho, Mbappé pode receber três partidas de suspensão.

Se as penas correrem neste nível, com cinco partidas para Neymar e três para Mbappé, a percepção será de que não é só no Brasil que se passa a mão na cabeça de Neymar. Na França, também.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC