Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

A queda do time mais antigo do mundo

PVC

2004-05-20T19:12:23

04/05/2019 12h23

O Notts County perdeu por 3 x 1 para Swindon Town neste sábado (4) pela manhã e foi rebaixado da League 2, a mais baixa das divisões profissionais do futebol inglês, para o que se conhece como Non-League football. Vai se juntar aos times amadores e semi-profissionais da Inglaterra a partir da próxima temporada. Fundado em 1862, o Notts County é o clube profissional mais antigo do planeta — o Sheffield é o amador mais velho. Direta ou indiretamente, motivou a criação de times grandes do mundo. A Juventus inspirou-se no Notts County para ter seu uniforme alvinegro, com listras verticais.

Em 157 anos de vida, o Notts County disputou a elite do futebol britânico trinta vezes. A última delas, na temporada 1991/92, quando terminou na penúltima colocação. uma acima do West Ham. Naquele ano, empatou por 1 x 1 com o Manchester United. Se somasse mais quatro pontos, ficaria a salvo e disputaria a temporada seguinte, a inaugural da Premier League, que financeiramente começou a mudar o destino de clubes ingleses.

O último grande momento de glória do Notts County foi o convite da Juventus para a inauguração do Allianz Stadium, em Turim, em 2011. Houve empate por 1 x 1 e uma festa em referência ao clube que deu origem às cores da Velha Senhora.

A partir do ano que vem, Notts County se junta aos clubes sem liga profissional. Hoje pela manhã, o Notts County precisava vencer o Swindon e torcer por uma derrota do Macclesfield, treinado pelo ex-zagueiro do Arsenal e do Tottenham, Sol Campbell. O Macclesfield empatou por 1 x 1 com o Cambridge United e acabou momentaneamente com a história profissional do clube mais antigo do mundo.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC