Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

Empates de São Paulo, Flamengo e Santos mostram que campeonato não mudou

PVC

2005-05-20T19:18:04

05/05/2019 18h04

O Santos visitou o CSA. Parecia vencedor de véspera. Pelo excelente trabalho de Sampaoli e porque muita gente parecia julgar que o CSA terminaria o Brasileirão sem ponto nenhum. Não é assim. Na última visita do Santos a Maceió, para enfrentar o CSA, em 2009, empatou por 0 x 0. Nas três últimas viagens do Palmeiras a Alagoas, pelo Brasileirão, também não conseguiu ganhar. A força da grana de alguns gigantes ainda não mudou a dificuldade e a imprevisibilidade do campeonato: 0 a 0 em Alagoas.

O Flamengo não vence o São Paulo no Morumbi desde 2011. Começou bem o jogo, num 4-1-4-1, com Piris da Mota de primeiro volante e uma linha de quatro armadores, com Berrio, Ronaldo, Hugo Moura e Diego. Lincoln como atacante. Nos primeiros vinte minutos, marcou com duas linhas separadas por quinze metros. Depois, defendeu-se.

O São Paulo pressionou e foi melhor na partida. Merecia ganhar a partida. Sofreu com lesões de Ânderson Martins e Pato, subsstituídos por Hernanes e Éverton. Cuca jogou sua equipe ao ataque e mudou sistemas táticos. Terminou com dois pontas abertos, Antony pela direita, Helinho pela esquerda. Foi Helinho quem construiu a jogada do gol de empate, de Tchê Tchê.

O Flamengo ganhar no Morumbi não é comum. Não se trata de ser conformista. Apenas de não gerar crise por não conseguir uma vitória num lugar onde, historicamente, não se vence. O Flamengo só ganhou quatro de 31 visitas ao São Paulo. A pergunta não é se o resultado foi bom. Claro que foi. Melhor do que o desempenho. Na Gávea, a pergunta é — e seria mesmo se ganhasse — como será contra o Peñarol em Montevidéu, quarta-feira.

O Atlético Mineiro é o único time com 100% de aproveitamento depois de três rodadas. Desde 1980, não conseguia isso.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC