Topo

Coluna do PVC

Ironia do destino, o Brexit domina a Europa

PVC

09/05/2019 17h48

Piada pronta é dizer que Theresa May não emplaca junho.

Tudo por causa do impasse da saída da Comunidade Europeia.

O Brexit está em baixa na política e o futebol europeu em alta com os ingleses.

Porque o domínio britânico escancarou-se com as vitórias de Liverpool e Tottenham, nas finais da Champions League, de Arsenal e Chelsea na Liga Europa.

Pela primeira vez na história, todas as finais europeias serão disputadas por clubes de um mesmo país.

Já houve situações exageradas. Em 1980, as semifinais da Copa da Uefa, a única das competições que aceitava mais de um representante por país, tiveram Eintracht Frankfurt x Bayern, Borussia Monchengladbach x Stuttgart.

Houve finais de Champions entre times de um mesmo país, como Real Madrid x Valencia (2000), Manchester United x Chelsea (2008), Bayern x Borussia Dortmund (2013), Real Madrid x Atlético de Madrid (2014 e 2016).

A Inglaterra fez a final da Copa da Uefa em 1972, com Tottenham x Wolverhampton.

A Itália tinha o maior domínio, com Milan campeão da Copa dos Campeões, Sampdoria campeã da velha Recopa e Juventus x Fiorentina disputando a decisão da Copa da Uefa, em 1990.

Os ingleses tiveram oito anos com oito finalistas, entre 2005 e 2012. Depois, amargaram longo jejum de finais de Champions, entre 2013 e 2017, mas com títulos de Chelsea e Manchester United na Liga Europa e finais do Liverpool, tanto na Champions quanto na Europa League. Agora voltam com tudo.

Por um mês, a Inglaterra é o centro da Europa.

Depois, politicamente, pode sair dela.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.