Topo

Coluna do PVC

Palmeiras tem melhor início em 25 anos

PVC

12/05/2019 17h08

A vitória do Palmeiras sobre o Atlético, no Mineirão, levou o time de Felipão à liderança do Brasileiro com 10 pontos, sete gols de saldo, momentaneamente o melhor ataque e melhor defesa do campeonato e o melhor início do clube em 25 anos. Desde a campanha do bi brasileiro de 1993/1994, o time não somava 10 pontos com saldo tão bom. Em 2001, teve três vitórias e um empate, oito gols pró, mas sofreu três gols — hoje, apenas um. Em 1994, a equipe dirigida por Vanderlei Luxemburgo somou cinco vitórias nas primeiras cinco rodadas, com 15 gols marcados e três sofridos. As vítimas, daquela vez, foram Paraná, Náutico, Internacional, União São João e Fluminense. Foi a única campanha melhor nos últimos 25 anos.

Em Belo Horizonte, outra vez, o Palmeiras atraiu o adversário para seu campo de defesa e tentou contra-atacar. Mas não correu riscos, não sofreu finalizações de perigo e chegou ao ataque no final da primeira etapa para marcar com Bruno Henrique, de fora da área.

Na segunda etapa, teve mais volúpia ofensiva. Queria o segundo gol. Mas chegou a ele num contra-ataque nascido depois de bola perdida no campo ofensivo do ataque.

Com a derrota do Cruzeiro para o Internacional, o Palmeiras tem hoje o melhor ataque do Brasileirão, a melhor defesa do campeonato, a melhor defesa do Brasil no ano, o melhor ataque da Libertadores, a defesa menos vazada da Libertadores e o menor número de derrotas no ano.

Claro que isso valerá muito se for campeão brasileiro, da Copa do Brasil ou da Libertadores.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.