Topo

Coluna do PVC

Tite se esquiva de Neymar e admite que seleção precisa criar mais

PVC

17/05/2019 10h40

O caso Neymar tinha de ser pauta na convocação da seleção brasileira. Tite não quis falar, sob a justificativa de que precisa conversar antes com o craque. Também disse que a ausência de Douglas Costa dos jogos contra Arábia Saudita e Argentina, em 2018, deveu-se à soma de fatores: lesão e indisciplina.

Tite fica devendo também a explicação sobre se Neymar será ou não será capitão. Por incrível que pareça, não foi apenas Tite quem tratou diferentemente dos comportamentos de Douglas Costa e Neymar. Douglas foi suspenso por quatro jogos na Itália, Neymar por três na França. Por absurdo que seja, a Federação Francesa quase absolveu Neymar.

Tite admite outra dívida: a seleção não está jogando bem. Depois da Copa do Mundo, o Brasil disputou sete partidas, ganhou seis, empatou uma e não jogou bem nenhuma. Foram 16 gols em 7 partidas. "Eu poderia dizer que temos 85% de aproveitamento, mas não é isso. Está faltando o processo criativo", Tite reconheceu.

A resposta pode passar pela renovação. É uma hipótese. Mas o ponto central é que a seleção estreia na Copa América devendo uma atuação como as das eliminatórias.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.