Topo

Coluna do PVC

Argentina tem lista inversa à de Tite. Só nove jogaram a Copa

PVC

21/05/2019 13h40

O técnico Lionel Scaloni, da Argentina, divulgou a convocação para a Copa América com 23 jogadores, dos quais nove estiveram na Copa do Mundo da Rússia. A renovação é de 60% em comparação como último Mundial, embora seja importante notar que apenas três estrearam na seleção depois do Mundial: o zagueiro Foyth, de 22, o volante Palacios, de 20, e o atacante Matías Suárez, de 31.

A nova seleção argentina tem oito jogadores acima de 30 anos e três abaixo de 23. O Brasil terá seis acima de trinta anos e sete abaixo de 23. Na seleção brasileira, sete estrearam depois do Mundial: Arthur, Paquetá, Éverton, David Neres, Richarlison, Allan e Militão. Destes, Allan tem 28 anos, o único acima dos 23.

O Brasil convocou 14 jogadores que estiveram na Copa do Mundo. Nove não estiveram na Rússia.

O maior problema da convocação brasileira, no entanto, não parece ser este, mas não ter reservas que transformem um jogo perdido numa vitória consagradora. Parecido com o grupo da Copa do Mundo, em que apenas Douglas Costa e Firmino pareciam capazes de serem os protagonistas das viradas.

A Argentina parece ter renovação mais forte no ataque e na defesa, do que no meio-de-campo. O zagueiro Foyth, do Tottenham, e o atacante Lautaro Martínez, da Internazionale, e o volante Palacios, do River Plate, podem fazer parte da seleção por mais uma década.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.