Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

Atlético entra na Copa Sul-Americana pensando em Mundial de Clubes

PVC

2021-05-20T19:08:23

21/05/2019 08h23

O Atlético enfrenta nesta terça-feira (21), às 21h30, no Chile, o Unión La Calera. quinto colocado de seu Campeonato Nacional. Apesar de poupar seis possíveis titulares (Victor, Réver, Fábio Santos, Zé Wellison, Cazares e Ricardo Oliveira), o Galo tem hoje uma visão bem diferente sobre a Copa Sul-Americana do que teve no ano passado, quando o presidente Sérgio Sette Câmara definiu o torneio como segunda divisão da Libertadores. A frase foi dita logo depois da eliminação contra o San Lorenzo.

Agora, o Atlético pensa em vencer o torneio por duas razões: 1. premiação; 2. chance de disputar o Mundial de Clubes.

A segunda razão é uma hipótese longínqua, ainda. A Fifa pode confirmar o Mundial de Clubes com 24 clubes em 2021 e, nesse caso, incluir o Campeão da Copa Sul-Americana de 2019. O Atlético cogita essa chance e quer estar na fila.

O primeiro motivo é mais objetivo. A premiação da competição sul-americana aumentou 31% nesta temporada em comparação com a passada. Por disputar os 16 avos de final contra o Unión La Calera, o Atlético recebe 675 mil dólares. Se chegar às oitavas, receberá 1,1 milhão de dólares. Nas quartas, mais 1,7 milhão. Outros 2,5 milhões pela semifinal. Se for campeão, o prêmio pode alcançar 6,5 milhões de dólares. Com a variação cambial, isso pode representar R$ 35 milhões nas contas atleticanas.

Nos anos 1990, o Atlético venceu duas vezes a Copa Conmebol, irmã mais velha da Sul-Americana.
O Atlético até poupará titulares hoje à noite. Mas não pensa mais na Sul-Americana como a segunda divisão da Libertadores.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC