Topo

Coluna do PVC

O dia em que descobri que sou míope

PVC

22/05/2019 12h28

Hoje é dia 22 de maio.

Faz exatamente 31 anos.

O Campeonato Paulista de 1988 ainda estava na sua fase de classificação e jogavam São Paulo x Santos, no Morumbi.

Clássico às 17h de um domingo frio, chuvoso.

Saí de São Bernardo do Campo, onde morava, pouco depois do meio-dia. Nem esperei a transmissão da Bandeirantes, do Campeonato Italiano, porque o Milan tinha sido campeão uma semana antes, no dia 15, empatando contra o Como por 1 x 1.

O caminho era longo e a opção, ir de ônibus por 60 minutos, nos deixava no Shopping Morumbi. Depois, meia hora a pé até o estádio.

Lembro de meu amigo são-paulino, Rogério de Lima Carreon. Não sei quem mais foi nesse dia.

Sei que o primeiro tempo foi intenso e o Santos fez 2 x 0. Mendonça, ex-Botafogo, ex-Portuguesa, ex-Palmeiras, jogou muito. Marcou o segundo gol, de pênalti. Serginho fez o primeiro.

No segundo tempo… Bom, como acenderam os refletores naquele maio frio de 1988, as luzes brancas se espalharam e se juntaram à bola, também branca.

Quando saí do Morumbi, meus amigos são-paulinos execravam a atuação de Bernardo e nem adiantava eu dizer que César Sampaio seria um gigante. Eles só viam a atuação desastrosa de Bernardo.

Confesso que não avaliei e temi não estar vendo bem o futebol. Logo eu, que gostava tanto (até hoje…).

No dia seguinte, marquei consulta no oftalmologista. Ele decretou: quatro graus de miopia.

A bola branca se misturava à luz branca, à camisa branca do São Paulo, ao manto listrado branco e preto do Santos. Naquele dia, eu não vi nem a bola. Tudo ficou branco.

Ainda bem que era a miopia.

De futebol, ainda gosto de achar que eu entendo um pouquinho.

22/maio/1988
SÃO PAULO 0 x 3 SANTOS – 17h

Local: Morumbi (São Paulo); Juiz: Renato Marsiglia (RS); Renda: Cz$ 7.421.000; Público: 23.548; Gols: Serginho 33, Mendonça (pênalti) 36 do 1o; César Sampaio 43 do 2o
SÃO PAULO: Rojas, Zé Teodoro, Adílson, Daryo Pereyra e Nelsinho; Bernardo, Pita e Ney (Raí); Muller, Lê e Sídney (Renatinho). Técnico: Cilinho
SANTOS: Rodolfo Rodriguez, Heraldo, Celso (Davi), Nildo e Ijuí; César Sampaio, César Ferreyra, Luvanor e Mendonça (Édson Ampola); Serginho e Tuíco. Técnico: Geninho

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.