Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

David Luiz pode ter recorde de títulos europeus pelo Chelsea

PVC

2028-05-20T19:06:06

28/05/2019 06h06

PVC, no Azerbaijão

David Luiz é o único titular remanescente do Chelsea campeão da Champions League em Munique, 2012. Naquela final, o técnico Roberto Di Matteo escalou Cech, Bosignwa, Cahill, David Luiz e Ashley Cole; Mikel e Lampard; Kalou, Mata e Bertrand; Drogba.

De 2013, quando o Chelsea conquistou a Liga Europa, só Azpilicueta também permanece em Stamford Bridge: Cech, Azpilicueta, Ivanovic, Cahill e Ashley Cole; David Luiz e Lampard; Ramires, Mata e Oscar; Fernando Torres.

Há também Cahill, que permanece no elenco, mas disputou apenas oito partidas na atual temporada. Quatro de Liga Europa, o que fará do zagueiro reserva também recordista.

Mas só David Luiz e o atual suplente da defesa terão três títulos europeus com a camisa do Chelsea, se os azuis de Londres ganharem a Europa League nesta quarta-feira, em Baku.

Isto se deve ao longo período de David Luiz em Stamford Bridge. Contratado em 2011, permaneceu em Londres até 2014, tranferiu-se para o Paris Saint-Germain e retornou ao Chelsea depois de dois títulos franceses.

Deve-se também ao fato de o Chelsea não colecionar taças europeias. Antes desta década, havia na galeria de troféus apenas a Recopa de 1971, vencida contra o Real Madrid, e a Recopa de 1998, conquistada contra o Stuttgart. A geração de John Terry e Frank Lampard ainda não fazia parte do elenco do Chelsea.

A última final da Liga Europa ou Copa da Uefa sem jogadore brasileiros em campo aconteceu na temporada 2007/08, quando o Zenit, da Rússia, venceu o Glasgow Rangers, da Escócia.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC