Topo

Coluna do PVC

Queda de Abel mostra Flamengo refém de seu próprio sucesso

PVC

29/05/2019 14h53

Um velho amigo rubro-negro costumava dizer, no meio dos anos 1990, que o Flamengo era refém do sucesso dos campeões mundiais de 1981. Por muito tempo, a imprensa e a torcida só aceitavam ver times do Flamengo especiais. Mas o clube não tinha condição, àquela época, de formar equipes assim. Nunca o Rubro-negro será uma equipe defensiva. Abel queria um time de menos toques laterais, mas sempre com controle da bola no campo de ataque. A média de posse no ano é de 53%. Sua média de aproveitamento de 67%, o segundo melhor depois da posse de Eduardo Bandeira, ou seja, desde que o Flamengo voltou a ter condições de competir.

Ocorre que o Flamengo parece refém de seu próprio sucesso depois de sua grande reforma. Diminuir a dívida pela metade e ter poder aquisitivo para comprar jogadores fez muitos torcedores julgarem que é preciso vencer todos os jogos e sempre com brilho. Essa precisa ser a meta, mas com serenidade para alcançar objetivos, dando passo após passo, corrigindo decisões sem gerar crises.

O limite da pressão tem de ser a razão.

Quando uma diretoria pressionada deixa vazar que o técnico será obrigado a escalar os titulares no jogo de sábado contra o Fortaleza e nenhum dirigente se manifesta para afirmar publicamente que o treinador terá a decisão enquanto estiver no cargo, a situação revela que os pressionados perderam a capacidade de tomar decisões sem dar satisfações aos críticos.

Atrapalha.

O Flamengo tem de projetar um time que seja hegemônico, que trate bem a bola, jogue no ataque e bonito. Mas isso só vai acontecer em um ambiente de serenidade. Foi o que mais faltou nestes primeiros cinco meses do ano.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.