Flamengo planeja legado para o Brasil com comissão técnica europeia
PVC, EM MADRI
O Flamengo ainda não conversou com o português Jorge Jesus. A viagem do presidente Rodolfo Landim à Espanha estava programada havia meses e tem como motivo principal o convite para assistir à final da Champions League. Mas a decisão de contratar ou não o português Jorge Jesus passará necessariamente por um diálogo que precisará haver, em algum momento, entre o presidente e o treinador.
Jorge Jesus é um dos candidatos. Há uma lista com cinco nomes, prioritariamente europeus, necessariamente estrangeiros. José Mourinho não é um desses nomes.
À parte a escolha que se fará, e será breve para aproveitar a parada da Copa América, é importante entender o conceito. A direção rubro-negra não enxerga no mercado brasileiro um treinador capaz de dar treinos com intensidade e fazer sua equipe exercer supremacia no campo ofensivo com pressão pela maior parte da partida.
O entendimento é que o treinador deve ser estrangeiro e não pode chegar sozinho. Uma andorinha só não faz verão. A lembrança de que Reinaldo Rueda chegou ao Brasil acompanhado de apenas um assistente produz a certeza de que esse foi fator determinante para que aceitasse o primeiro convite que lhe surgiu. Rueda sentiu-se remando contra a maré, numa estrutura viciada do futebol brasileiro.
É isso o que pensa a cúpula rubro-negra.
Há decepção com a maneira como Abel Braga saiu, mas há também a admissão de que a contratação de Abel se deu pelos motivos aqui já listados. Queria-se um treinador com liderança no vestiário, para acabar com acomodação do elenco nos momentos de derrota. Em dezembro, escolheu-se um líder e uma grife.
Acertar na escolha, agora, e ter um técnico que faça o Flamengo parar de mudar a cada seis meses inclui pensar no conceito. O atual é de que haverá uma comissão técnica grande que acompanhe o novo chefe e ajude a mudar os conceitos na estrutura do clube. A ambição é que dê certo e fique de legado não só na Gávea. Para todo o futebol brasileiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.