Topo

Coluna do PVC

Flamengo nas quartas pelo terceiro ano seguido

PVC

05/06/2019 05h32

Na história da Copa do Brasil, o Flamengo só tinha alcançado as quartas-de-final da Copa do Brasil por três anos seguidos uma vez. Entre 1995 e 1997, período em que foi semifinalista duas vezes e vice-campeão uma vez. Não sofrer gols foi a receita de Marcelo Salles para fazer o rubro-negro vencer o Corinthians por 1 x 0, com gol de Rodrigo Caio, aos 40 minutos do segundo tempo.

Pelo alto, como foi também o gol de William Arão, em Itaquera.

Dos 29 gols sofridos pelo Corinthians na temporada, 18 foram em bolas cruzadas para a grande área. O equivalente a 67%.

A mudança que justifica o Flamengo passar o segundo jogo seguido sem sofrer gols é o posicionamento de William Arão. Com Abel Braga, Arão jogava como meia direita, mais ofensivo, num 4-1-4-1, ao lado de Diego. Com o Fera como treinador, William Arão recua para atuar ao lado de Piris da Mota, como segundo volante, num 4-2-3-1. Parece mais seguro.

Embora possa ser cedo para ter esta certeza, em função de ser a terceira seqüência de dois jogos sem sofrer gols na temporada. O Flamengo também estancou sua defesa nos jogos contra Volta Redonda e Madureira, em março, e nas duas finais do estadual, contra o Vasco, ambas vencidas por 2 x 0.

Também porque, no primeiro tempo, o Corinthians foi melhor do que o Flamengo e poderia ter feito 1 x 0. Júnior Urso invertia o posicionamento com Jádson. O camisa 10 entrava como meia e Júnior Urso ultrapassava como ponta, junto com Michel. Isto confundia o lado esquerdo da defesa do Flamengo. Na primeira etapa, foram três finalizações contra o gol de Diego Alves. Os rubro-negros começaram a equilibrar depois dos 35 minutos, ainda no tempo inicial. Obrigaram Cássio a duas boas defesas.

Na segunda etapa, apesar do equilíbrio, o Flamengo achou o caminho do gol. Para variar, sempre pelo alto. A defesa corintiana não era vazada havia quatro partidas. Sofreu novamente pelo alto, como em 67% dos gols sofridos neste ano.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.