Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

Flamengo nas quartas pelo terceiro ano seguido

PVC

2005-06-20T19:05:32

05/06/2019 05h32

Na história da Copa do Brasil, o Flamengo só tinha alcançado as quartas-de-final da Copa do Brasil por três anos seguidos uma vez. Entre 1995 e 1997, período em que foi semifinalista duas vezes e vice-campeão uma vez. Não sofrer gols foi a receita de Marcelo Salles para fazer o rubro-negro vencer o Corinthians por 1 x 0, com gol de Rodrigo Caio, aos 40 minutos do segundo tempo.

Pelo alto, como foi também o gol de William Arão, em Itaquera.

Dos 29 gols sofridos pelo Corinthians na temporada, 18 foram em bolas cruzadas para a grande área. O equivalente a 67%.

A mudança que justifica o Flamengo passar o segundo jogo seguido sem sofrer gols é o posicionamento de William Arão. Com Abel Braga, Arão jogava como meia direita, mais ofensivo, num 4-1-4-1, ao lado de Diego. Com o Fera como treinador, William Arão recua para atuar ao lado de Piris da Mota, como segundo volante, num 4-2-3-1. Parece mais seguro.

Embora possa ser cedo para ter esta certeza, em função de ser a terceira seqüência de dois jogos sem sofrer gols na temporada. O Flamengo também estancou sua defesa nos jogos contra Volta Redonda e Madureira, em março, e nas duas finais do estadual, contra o Vasco, ambas vencidas por 2 x 0.

Também porque, no primeiro tempo, o Corinthians foi melhor do que o Flamengo e poderia ter feito 1 x 0. Júnior Urso invertia o posicionamento com Jádson. O camisa 10 entrava como meia e Júnior Urso ultrapassava como ponta, junto com Michel. Isto confundia o lado esquerdo da defesa do Flamengo. Na primeira etapa, foram três finalizações contra o gol de Diego Alves. Os rubro-negros começaram a equilibrar depois dos 35 minutos, ainda no tempo inicial. Obrigaram Cássio a duas boas defesas.

Na segunda etapa, apesar do equilíbrio, o Flamengo achou o caminho do gol. Para variar, sempre pelo alto. A defesa corintiana não era vazada havia quatro partidas. Sofreu novamente pelo alto, como em 67% dos gols sofridos neste ano.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC