Topo

Coluna do PVC

Neymar cortado tem ônus e bônus

PVC

06/06/2019 10h21

Mário Sérgio ensinava que em algumas situações parece que Deus escala.

No meio de uma crise, Neymar sofre lesão de ligamentos do tornozelo direito e está cortado da Copa América.

Nem a lembrança da frase do craque dos anos 70 e 80 retira a certeza de que não há nada positivo no caso Neymar.

Seja a modelo Najila Mendes uma impostora, seja Neymar um agressor, nada no episódio é positivo.

Nem mesmo a suposta retirada de pressão do grupo de jogadores da seleção, com Neymar ausente da Copa América.

Sim, há o bônus de não haver mais carros de polícia batendo à porta da Granja Comary. Para o craque, a chance de cuidar apenas de sua forma física e, principalmente, dos esclarecimentos necessários à investigação.

Mas há o ônus da seleção brasileira, sem sua referência técnica.

Por mais que permaneçam líderes como Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda e Casemiro, todas as grandes crises da seleção acontecem quando uma geração rompe com outra sem elo de ligação.

Não houve problema, nem mesmo o vice-campeonato da Copa América, quando Ronaldo começou a ser titular da seleção, porque se juntava à geração de Bebeto e Romário. Diferente foi quando Zico, Sócrates e Falcão não eram mais convocados, no final dos anos 1980, e a geração de Bebeto, Romário, Jorginho e Dunga passava a ser referência.

A seleção da Copa América 2019 terá líderes, mas o ataque não terá ponto de referência. Será de Richarlison, Éverton, David Neres, Firmino, GAbriel Jesus e Phillippe Coutinho. Mesmo que os últimos três tenham participado da campanha da Rússia, não formam o elo com os mais jovens.

Vai dar trabalho equilibrar uma equipe que disputou oito partidas depois da Copa do Mundo e não brilhou em nenhuma.

Valem, no entanto, as lembranças de que a geração de 1989 terminou campeã da Copa América disputada no Brasil. E que as últimas duas conquistas continentais, em 2004 e 2007, foram alcançadas com seleções mistas. Ronaldo, Kaká e Ronaldinho Gaúcho não estiveram no Peru, em 2004. Kaká e Ronaldinho Gaúcho não disputaram a Copa América da Venezuela, em 2007 (veja a foto).

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.